Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJCE: Abertas as inscrições para curso voltado à escuta especializada de crianças e adolescentes

segunda-feira, 22 de setembro de 2025, 12h21

As inscrições para o novo curso de formação de entrevistadoras(es) forenses do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) começaram nesta segunda-feira (22/09) e seguem até 26 de setembro. A capacitação, voltada a profissionais interessados em atuar na escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, conta com 35 vagas e representa mais um passo no fortalecimento da rede de proteção infantojuvenil.

 

Para participar, é preciso preencher formulário disponível AQUI, anexando a documentação solicitada em formato PDF. Mais informações estão disponíveis no Edital nº 215/25, publicado no Diário da Justiça Eletrônico Administrativo de 19 de setembro.



Entre os requisitos, é necessária graduação em Pedagogia, Serviço Social, Psicologia, Antropologia ou Direito. Também é desejável experiência de trabalho comprovada em atividades com crianças e adolescentes em escolas, clínicas, instituições de atendimentos psicossociais, ONGs, unidades de acolhimento e centros socioeducativos, por no mínimo seis meses, nos últimos três anos. Em caso de empate, serão observados critérios como maior experiência comprovada, disponibilidade territorial, maior idade e ordem de inscrição. O resultado da seleção será informado por e-mail até o próximo dia 6 de outubro.

 

Do total de vagas, 26 serão destinadas a candidatas(os) com inscrição no Sistema de Peritos (Siper) do TJCE; 5 serão para servidoras(es) do Tribunal; 2 para candidatas(os) da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) da Prefeitura de Fortaleza; e 2 vagas para a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, conforme parcerias firmadas.

 

FORMAÇÃO

 

O curso é promovido pelo Centro de Formação de Servidores e tem carga horária de 130 horas, com início em 8 de outubro de 2025 e término em 31 de março de 2026. A capacitação ocorre de forma híbrida: aulas assíncronas na plataforma EducaJus, encontros síncronos via Microsoft Teams, momentos presenciais em Fortaleza e estágio supervisionado em unidades judiciárias.

 

O conteúdo programático inclui desde a legislação e tipologias de violência até o Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense, além de simulações supervisionadas e a gravação de entrevistas.

 

Para garantir a certificação, os participantes precisarão atingir mínimo de 70% de aproveitamento em todas as etapas, além de 90% de frequência nos encontros ao vivo e cumprir as 25 horas de estágio presencial.

 

Quem concluir a capacitação com êxito receberá certificado emitido pelo Centro de Formação de Servidores, documento que permite o credenciamento no Cadastro Geral de Entrevistadores Forenses do TJCE, conforme o Edital nº 339/2024, sem qualquer vínculo empregatício com o Tribunal.

 

 

FONTE: TJCE


topo