Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJRO:Estudantes de medicina da Unir apresentam projeto voltado à Infância no TJRO

segunda-feira, 22 de setembro de 2025, 12h32

O desembargador Isaías Fonseca, da Coordenadoria da Infância e Juventude, recebeu na última quinta-feira, 18, em seu gabinete no edifício-sede do Tribunal de Justiça de Rondônia, alunos(as) de medicina da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), para a apresentação do projeto de extensão RCP Salva Vidas, sobre a importância da ressuscitação cardiopulmonar.

 

O coordenador do projeto, professor Vinicius Ortigosa Nogueira, explica que a iniciativa tem como objetivo promover treinamento de primeiros socorros e suporte básico de vida para as comunidades escolares da rede pública do município de Porto Velho. “Agradecemos a disponibilidade do desembargador Isaías em nos receber, foi uma excelente oportunidade de estreitarmos as relações interinstitucionais entre a Universidade, o curso de medicina e o Tribunal de Justiça”, afirmou o professor.

 

O desembargador contou que o projeto RCP Salva Vidas funciona em cumprimento à Lei Lucas n° 13.722/2018, que obriga os municípios e estados a darem treinamento de primeiros socorros a professores(as). Lucas foi uma criança que sofreu um acidente de engasgo e, devido à falta dos primeiros socorros, veio a óbito. “Vieram buscar apoio para expandir esse projeto para o estado inteiro”, disse o magistrado.

 

Uma das visitantes, a aluna Bruna Aisha, falou sobre a experiência de vir ao TJRO para apresentar o projeto: “Me senti honrada em poder compartilhar as minhas ideias e receber saberes, foi um grande estímulo para continuar”. De origem indígena, Bruna relatou que uma das crianças de sua aldeia sofreu um acidente de engasgo com um chiclete e acabou vindo a óbito, também pela falta dos primeiros socorros.

 

“A Coordenadoria da Infância entendeu a necessidade e a grandiosidade desse projeto”, finalizou o desembargador Isaías.

 

FONTE: TJRO

 


topo