Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPMG: Procon Mirim chega a Ouro Preto para auxiliar na formação de cidadãos mais conscientes dos direitos dos consumidores desde a infância

quinta-feira, 14 de agosto de 2025, 12h51

Neste ano em que comemora 20 anos de existência, o Programa Procon Mirim está sendo implementando no município de Ouro Preto, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da cidade, com apoio do Procon local e da Secretaria de Educação. Essa iniciativa, desenvolvida pelo Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), promove a conscientização sobre direitos dos consumidores entre crianças de 7 a 12 anos, estudantes do Ensino Fundamental.

 

O objetivo da iniciativa é ampliar a educação para o consumo por meio da formação de professores, que se tornam multiplicadores desse conhecimento em sala de aula. A partir de uma formação em plataforma de Educação a Distância (EaD) e de materiais educativos desenvolvidos pelo Procon-MG, esses educadores passam a incentivar seus alunos a refletirem sobre o consumo consciente, estimulando valores como responsabilidade, ética e cidadania.

 

Neste mês, o Treinamento de Multiplicadores do Programa Procon Mirim – Turma 20 foi concluído por educadoras da Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora do município de Ouro Preto. A escola recebeu exemplares da cartilha Procon Mirim: formando consumidores conscientes, material que servirá de apoio para as atividades em sala de aula.

 

O promotor de Justiça Emmanuel Levenhagen Pelegrini visitou a escola e conversou com alunos e professores. "É fundamental que as crianças compreendam desde cedo seus direitos como consumidores. Durante a palestra na escola, pude observar como elas ficaram empolgadas ao descobrir que têm direitos e que podem se proteger de práticas abusivas. Quando educamos nossas crianças sobre esses direitos, estamos construindo uma geração mais preparada para tomar decisões de consumo responsáveis e se proteger no mercado. A educação do consumidor na infância é um investimento no futuro de toda a sociedade", afirmou.

 

A experiência já rendeu resultados positivos: “Achei o treinamento fantástico. Não é a primeira vez que participamos. As atividades são muito propícias e encantam os alunos pelos vídeos, pelo colorido, pela fluidez e pela dinâmica. Inclusive, já estamos trabalhando com os alunos utilizando o material fornecido”, disse a diretora da escola, Wanir Aparecida Nascimento Rocha.

 

 

FONTE: MPMG


topo