Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJAC - “ECA na Comunidade” mobiliza mais de 140 estudantes na Escola Estadual Theodolina Falcão Macedo

terça-feira, 12 de agosto de 2025, 16h13

Com a linguagem apropriada para a faixa etária, os direitos são apresentados com alinhamento às competências da Base Nacional Comum Curricular

 

Na última semana, o projeto “ECA na Comunidade: Direitos e Deveres” realizou ações educativas na Escola Estadual Theodolina Falcão Macedo, situada no bairro Placas da capital acreana. Desenvolvida pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), foram mobilizadas mais de 140 alunas e alunos nas palestras realizadas para as turmas do 5º e 8º ano do ensino fundamental.

 

A pedagoga da 2ª Vara da Infância e Juventude, Alessandra Pinheiro, com a colaboração da estagiária Franciene Monteiro trataram os temas: proteção contra o abuso sexual e bullying. A construção de um “círculo de confiança” inovou a forma de falar sobre como pedir ajuda. O uso de uma ferramenta visual ajudou as crianças a reconhecerem quais adultos podem procurar em situações de insegurança ou desconforto.

 

 

A coordenadora pedagógica, Valéria Souza, falou sobre a importância de difundir o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para prevenção da violações e combate à violência. “A atividade foi de fundamental importância, para despertar nos alunos esse cuidado com seu corpo, que não devem deixar ninguém tocar sem sua permissão.  E que, caso aconteça alguma tentativa, devem procurar um adulto de confiança, principalmente seus pais ou responsáveis, ou mesmo a professora e contar o que está acontecendo e nunca ficar calado”.

 

Já sobre o bullying, o diálogo foi direcionado à compreensão das causas, manifestações e consequências, para que assim sejam desenvolvidas atitudes de empatia. Ao final, foi elaborado um “Pacto de Convivência e Respeito”, no qual as turmas foram orientadas a criar um manifesto, em um mural digital interativo, com os compromissos para uma escola livre de bullying.

 

A coordenadora da Infância e Juventude, desembargadora Regina Ferrari, destacou a atuação do TJAC na proteção à infância. “As crianças e adolescentes precisam da nossa atenção e cuidado, então esse é um projeto que a cada realização, multiplicamos informações na comunidade escolar e nas famílias, o que impacta de forma significativa a realidade acreana”, enfatizou a desembargadora.

 

 

FONTE - TJAC


topo