cuiabá
Sorp orienta comerciantes para uso indevido de calçadas no bairro Alvorada e atende pedido do MP
por FERNANDA LEITE
quarta-feira, 01 de dezembro de 2021, 14h11
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a pedido do Ministério Público Estadual (MPE), realizou no dia 24.11 uma operação para orientar os comerciantes da rua Poxoréu, no bairro Alvorada, em Cuiabá, a retirarem móveis ou qualquer outro tipo de objeto que atrapalhe a trafegabilidade de pedestres nas calçadas públicas.
Conforme o código Sanitário e de Postura da Capital, "é proibido expor, lançar, ou depositar nos passeios canteiros , sarjetas, boca de lobo, jardins e demais logradouros, públicos, quaisquer materiais, mercadorias, objetos, mostruários, cartazes, faixas, placas e similares, sob pena de apreensão dos bens e pagamento dos custos de remoção".
Na semana passada, os fiscais da Sorp também realizaram uma operação orientativa na região central de Cuiabá. Os fiscais solicitaram aos vendedores ambulantes que desobstruíssem as calçadas e para que os lojistas retirassem os mostruários que estivessem instalados em desacordo a legislação.
"Hoje atuamos em uma operação orientativa para que os comerciantes dessa região retirem os objetos da calçada para que não obstrua a passagem dos pedestres, a calçada livre é um direito do cidadão passar sem precisar andar nas ruas e não correr o risco de sofrer um acidente. Por isso, estamos aqui hoje, pedindo para que os comerciantes retirem seus produtos das calçadas", comentou o secretário da Ordem Pública , Leovaldo Sales.
Neste ano, Sales participou de uma audiência no MP, e na ocasião foi exigido que o município realizasse medidas para desobstruir as calçadas para oferecer melhores condições de mobilidade aos pedestres e também para combater o comércio ilegal de mercadorias.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá