Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Na COP-26, governador articula compensação financeira para quem protege matas e florestas em MT

por Secom-MT

quinta-feira, 18 de novembro de 2021, 09h37

Mauro Mendes apresentou o programa Carbono Neutro MT, que possui meta ousada de neutralizar as emissões de carbono até 2035, 15 anos antes do prazo estabelecido internacionalmente, que é 2050

 

Mauro Mendes apresenta o programa Carbono Neutro MT
Mauro Mendes apresenta o programa Carbono Neutro MT - Foto por: Assessoria

 

As negociações do governador Mauro Mendes durante a COP-26, em Glasgow, na Escócia, para possibilitar retorno financeiro para quem mantiver matas e florestas protegidas em Mato Grosso, repercutiram no Wall Street Journal, veículo de comunicação americano com reconhecimento internacional.

 

Em suas apresentações a governos internacionais, empresas e organizações não-governamentais, Mauro Mendes destacou o programa Carbono Neutro MT, cuja meta ousada é neutralizar até 2035 as emissões de carbono no Estado.

 

O prazo do governo mato-grossense antecipa em 15 anos a meta estabelecida no restante do mundo, que vai até 2050.

 

Na reportagem, produtores de Mato Grosso afirmam que protegeriam ainda mais as florestas no Estado se fossem compensados financeiramente por isso. O Estado possui 62% de seu território preservado, mesmo sendo um dos maiores produtores de alimentos do mundo.

 

Confira a reportagem original do Wall Street Journal

https://www.wsj.com/articles/brazilian-farmers-who-protect-the-amazon-rainforest-would-like-to-be-paid-11636281003?st=jn2irf59k9nfbkk&reflink=desktopwebshare_permalink

 

Fonte: Governo de Mato Grosso


topo