Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPPE: Afogados da Ingazeira firma TAC para implementar iniciativas previstas nos Planos Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos

por MPPE

segunda-feira, 08 de novembro de 2021, 14h44

O município de Afogados da Ingazeira se comprometeu, mediante a celebração de termo de compromisso ambiental (TCA) perante a 2ª Promotoria de Justiça de Afogados da Ingazeira, a adotar uma série de iniciativas previstas nos Planos Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, tornando-se mais um município pernambucano a aderir ao projeto Lixão Zero.

 

Conforme o termo publicado no Diário Oficial do dia 18/10, o prefeito Alessandro Leite assumiu o compromisso de providenciar a destinação final adequada aos resíduos sólidos gerados em Afogados da Ingazeira, encerrando a utilização de lixão no território municipal.

 

Além disso, o poder público deverá implementar e executar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, com diretrizes para os trabalhos de coleta seletiva e separação dos resíduos; compostagem descentralizada dos resíduos orgânicos; implantação de sistema de logística reversa; criação de ações educativas permanentes na área ambiental; capacitação de servidores públicos para práticas ligadas aos resíduos sólidos; e adoção de medidas para estimular compras e contratações de serviços sustentáveis.

 

Por fim, a gestão municipal deverá também promover debates com a sociedade local a fim de deliberar sobre a criação do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

 

Todas as medidas realizadas para dar cumprimento ao TCA devem ser comunicadas à representante do MPPE, promotora de Justiça Adriana Wludarski, nos prazos que constam do anexo à publicação do TCA, também disponível no Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público de Pernambuco de 18 de outubro.

 

Na hipótese de descumprimento de qualquer obrigação prevista no termo, o município e o prefeito estarão sujeitos ao pagamento de multa diária para cada obrigação descumprida. Os valores arrecadados serão destinados ao Fundo Municipal do Meio Ambiente ou, na sua falta, ao Fundo Estadual de Meio Ambiente.

 

Imagem acessível: ilustração de três recipientes de lixo reciclável sendo um azul para papel, outro verde para vidro e mais um vermelho para plástico tem sobrepostos os dizeres Município se compromete a implantar políticas de gestão dos resíduos sólidos. Acima, Afogados da Ingazeira

 

Fonte: Ministério Público do Estado de Pernambuco


topo