As perspectivas e os desafios da Alienação Parental pautam palestra do V Congresso Baiano e I Encontro Nordestino
terça-feira, 09 de abril de 2024, 15h45
A Alienação Parental, tema de grande repercussão e bastante caro ao Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, não ficará de fora das discussões propostas no V Congresso Baiano e I Encontro Nordestino de Direito das Famílias e Sucessões, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de abril, em Salvador.

No painel 11, a advogada Eliene Bastos, diretora nacional do Instituto, irá abordar as perspectivas e os desafios que envolvem a prática.
“A Alienação Parental, configurada como violência psicológica, é prática nefasta a ser enfrentada por violar os direitos prioritários fundamentais de crianças e adolescentes de convivência familiar e desenvolvimento saudável”, afirma.
Segundo ela, a prática se dá a partir “do mal dizer, do falar mal, da criação de situações embaraçosas com o objetivo de prejudicar ou impedir a convivência de crianças e adolescentes com quem tem o direito de conviver e de ter preservado os vínculos parentais afetivos”.
A advogada defende que o tema é importante na medida em que os profissionais do Direito devem estar atentos em priorizar os direitos de crianças e adolescentes de forma efetiva.
“Na minha atividade cotidiana da advocacia, me deparo com situações diversas de Alienação Parental com graves prejuízos aos melhores interesses de crianças e adolescentes e de casos em que a lei é invocada apenas como instrumento de intimidação, de retaliação, de intimidação ou de constrangimento”, afirma.
Diante disso, ela usará tais exemplos para refletir sobre “as funções e disfunções parentais no exercício do dever de cuidado”.
Fonte: IBDFAM