Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Autora e pesquisadora Rosângela Machado ministra curso sobre Educação Inclusiva à equipe técnica do MPRO

por Gerência de Comunicação Integrada (GCI) | MPRO

segunda-feira, 18 de setembro de 2023, 17h22

Membros e servidores do Ministério Público de Rondônia participam do curso "O Sentido da Educação Inclusiva", ministrado pela doutora e pesquisadora Rosângela Machado. Aberta na última sexta-feira (15/9), a capacitação é realizada em modalidade online, mediante encontros alternados, como uma das ações do projeto “Construindo Caminhos para a Inclusão”.

 

Na última sexta, Rosângela Machado falou sobre o conceito de educação inclusiva à luz da legislação a um público interno de 188 colaboradores – analistas em Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Engenharia, MP-residentes, assistentes e assessores Jurídicos, além de Promotores de Justiça, uma equipe multidisciplinar com atuação voltada ao tema.

 

A palestrante forneceu aos cursistas o conjunto de normas que sedimentam a base legal da educação inclusiva no Brasil, mencionando como instrumento central a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, publicada em 2008. Com o documento, ressaltou, a educação especial passou a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

 

Rosângela Machado enalteceu a importância do Ministério Público na contribuição e aperfeiçoamento de políticas e práticas dentro da temática da educação inclusiva. “O Ministério Público vive o ciclo de políticas e busca materializar o que está nos textos. O projeto ‘Construindo Caminhos para a Inclusão’ é a prova disso”, afirmou.

 

Em sua palestra, a especialista falou ainda sobre os modos de dominação, os modelos teóricos da deficiência e justiça social. O curso tem encontros previstos para os dias 19/9 - ‘O sentido da diferença’ e 05/10 - Inclusão escolar: ‘a escola comum e o atendimento educacional especializado’.

 

Referência no tema, Rosângela Machado é pedagoga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina; especialista em Educação Especial pela Universidade de Gunma/Japão; autora de livros e de diversos artigos na área de educação inclusiva e educação especial.

 

Projeto - O projeto “Construindo Caminhos para a Inclusão” é uma realização da Escola Superior do Ministério Público de Rondônia (EMPRO) e do Grupo de Atuação Especial da Educação (GAEDUC), sob a coordenação da Promotora de Justiça Luciana Ondei.

 

Com a iniciativa, o MP pretende realizar o mapeamento da educação especial oferecida pelas redes públicas de ensino de Porto Velho - da educação infantil ao ensino médio, visando diagnosticar os problemas que impedem o acesso à escola, a permanência, a participação e a aprendizagem, de forma plena e contínua, dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação.

 

Professores – Nesta terça-feira (19/9), a agenda do projeto prossegue com o cronograma de formação de professores de AEE, com o módulo sobre “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”.

 

Fonte: MPRO


topo