Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Gov: Segundo dia do SENDI 2025 debate concessão, resiliência de redes e relação com o consumidor

quinta-feira, 29 de maio de 2025, 15h55

 

Segundo dia do Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI) 2025 foi marcado por palestras, apresentações técnicas e debates. No período da manhã, a diretora da ANEEL, Agnes da Costa, participou do painel “Os novos contratos de concessão das distribuidoras e seus impactos para as concessionárias e sociedade”.

 

A diretora destacou que o novo contrato de concessão foi um dos trabalhos mais robustos da Agência nos últimos tempos, fruto de muita discussão e empenho das equipes técnicas e diretoria. Segundo a diretora, uma das inovações foi colocar o consumidor no centro da discussão. “O Brasil de hoje é muito diferente do Brasil de 27 anos atrás, antigamente o foco era o acesso à energia.

 

Hoje o foco é outro, o consumidor está mais crítico, participativo e esse contrato abordou questões como tempo de atendimento, satisfação do consumidor, entre outros tópicos. As realidades dos estados no Brasil são muito distintas e o desafios institucionais são enormes, portanto, o novo contrato de concessão também buscou retratar essa complexidade”, afirmou a diretora. 

 

Já no estande da ANEEL, foi realizado o painel sobre “Um futuro energético justo: ações para erradicar a pobreza energética”. Participaram do debate representantes da EPE, Neonergia e ANEEL. A assessora da diretoria, Fernanda Argolo, foi a mediadora do debate e a especialista em Regulação, Flávia Lis, falou sobre as ações da ANEEL com foco na justiça tarifária.

 

De acordo com o diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE, Thiago, Ivanoski, 25% da população tem cerca de 10% da renda comprometida com os serviços de energia. Em alguns estados, cerca de 40% da população tem a renda comprometida com esse tipo de serviço. A pobreza energética é uma realidade brasileira e afeta a saúde e a qualidade de vida da população. 

 

No período da tarde, foi realizado um painel no estande da ANEEL sobre resiliência de redes com a diretora Agnes da Costa e o diretor da EDP, Luiz Felipe Falcone. Em pauta, os desafios das distribuidoras para enfrentamento dos eventos climáticos adversos e a necessidade de manter uma comunicação efetiva com o consumidor nos momentos de tempestades severas ou outros eventos climáticos extremos.

 

Durante a tarde, o Superintendente da STD, Carlos Mattar, participou do painel sobre a distribuidora do presente e do futuro: novo modelo, remuneração, tarifas, tendências e uso da IA para melhorar o relacionamento com os clientes. Em outro fórum, o Superintendente da SMA, André Ruelli, participou de um debate sobre cultura organizacional no engajamento e na produtividade das equipes na relação com os clientes.

 

SENDI 

 

Realizado a cada dois anos, o Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI) 2025 está sendo promovido pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e tem a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) como anfitriã. O evento se configura hoje como o maior do ramo de distribuição de energia da América Latina. O evento conta com painéis, palestras magnas, trabalhos técnicos, cursos, rodeio de eletricistas, exposições, entre outros. A última edição foi realizada em 2023, no Espírito Santo.

 

Fonte: Gov


topo