Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Módulo Estratégias e Segredos do Tribunal do Júri encerra com avaliação positiva

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022, 14h47

O primeiro módulo Curso de Estratégias e Segredos do Tribunal do Júri, realizado pela Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco (ESMP-MPPE), finalizou na sexta-feira (18), e com ótimo êxito, segundo a avaliação do diretor da ESMP, Sílvio Tavares, e da coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAO Criminal), Ângela Cruz. O módulo faz parte do programa de formação continuada Escola do Júri.

 

Com uma carga horária total de 21 horas-aula em modelo EAD, o primeiro módulo do curso congregou membros do MPPE com atuação perante do Tribunal do Júri, servindo também de formação para promotores de Justiça nomeados em 2021. 

 

Ao todo, foram seis dias de fevereiro durante encontros virtuais realizados através da plataforma Zoom. As aulas abordaram diversos aspectos relativos ao Júri, desde a preparação prévia para plenário, estudo dos autos, escolha dos jurados até aspectos como análise de provas orais, documentais e periciais, bem como oratória e o uso das metáforas para contar uma história aos jurados. 

 

"O primeiro módulo da Escola do Júri foi extremamente proveitoso. Os inscritos tiveram a oportunidade de trocar experiências e absorver o conhecimento com um dos tribunos mais reconhecidos do país, com a bagagem de mais 1.100 júris realizados, o colega do MPRS, Eugênio Paes Amorim", salientou o diretor da ESMP, Sílvio Tavares. "O feedback foi altamente positivo", complementou ele. 

 

Segundo a coordenadora do CAO Criminal, Ângela Cruz, o primeiro módulo superou as expectativas quanto ao conteúdo transmitido pelo professor Eugênio Paes Amorim. "Houve participação e interação dos promotores de Justiça, que patrocinaram uma fecunda troca de experiências e relatos da prática na atuação instrutória e plenária do Júri", analisou ela. 

 

Ângela Cruz adiantou que o planejamento dos próximos módulos segue o mesmo rigor técnico na escolha dos professores e palestrantes. "Aliado o alto nível dos promotores de Justiça com atuação no Tribunal do Júri, o Programa Escola do Júri da Escola Superior do Ministério Público do Estado de Pernambuco será visto como um dos principais programas continuados de formação do Ministério Público Nacional", destacou ela. 

 

De acordo com Sílvio Tavares, os próximos módulos ou etapas da Escola do Júri estão sendo preparados e discutidos com o Conselho Técnico Pedagógico e o CAO Criminal quanto aos assuntos e temas de imersão nas atividades relacionadas ao Tribunal do Júri.

 

 

Fonte: MPPE


topo