ESMP inaugura metodologia da sala de situação com o Caop/Júri
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022, 10h26
Na última segunda-feira, 7 de fevereiro, a Escola Superior do Ministério Público promoveu a primeira sala de situação, em colaboração com o Centro de Apoio Operacional do Júri (CAOP/Júri). A solicitação do encontro partiu da promotora de justiça de Morros, Érica Éllen Beckman da Silva, e teve como objetivo traçar a melhor forma de atuação no caso de crime doloso contra vida que ocorra em Presidente Juscelino, termo judiciário da comarca.
A metodologia da sala de situação garante o fluxo de informações em tempo hábil, voltadas para dar suporte à tomada de decisões pelos membros do Ministério Público do Estado do Maranhão. Diante da existência de uma questão-problema, ou caso complexo, os membros da instituição poderão solicitar o agendamento de uma sala de reunião para debater as principais questões com o respectivo Centro de Apoio Operacional do MPMA.
Ao final do encontro poderão ser produzidos enunciados de encaminhamento, para instrumentalização da atuação do membro solicitante.
A Escola Superior do Ministério Público informou que todos os CAOPs e membros do MPMA podem conhecer a metodologia da sala de situação. Para tanto, deverão solicitar agendamento, encaminhando e-mail para: esmp@mpma.mp.br. A mensagem deve indicar como assunto “Solicitação de Sala de Situação”, acompanhada de um breve relato do caso, com as questões principais a serem debatidas, e, em sendo pertinente, principais peças que instruam o processo.
Fonte: MPMA