Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Escola Superior do MPPE inicia curso Estratégias e Segredos do Tribunal do Júri

segunda-feira, 07 de fevereiro de 2022, 09h25

A Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco (ESMP) iniciou, na noite de quinta-feira (3), o primeiro módulo do curso Estratégias e Segredos do Tribunal do Júri, que faz parte do programa de formação continuada Escola do Júri. O curso está sendo realizado na modalidade EAD e congrega membros do MPPE com atuação perante o Tribunal do Júri e também conta como atividade de formação para o curso de ingresso dos promotores de Justiça nomeados em dezembro de 2021.

 

“Iniciamos, ontem, a primeira atividade do programa Escola do Júri, de formação continuada para desenvolver ainda mais nos promotores e promotoras de Justiça, competências essenciais e específicas na atuação no Tribunal do Júri. Serão vários momentos de imersão em conhecimentos, práticas, habilidades e atitudes para a execução desta tão importante e marcante atividade do Ministério Público. Contamos, de logo, com o curso Estratégias e Segredos do Tribunal do Júri, ministrado pelo professor e promotor de Justiça do MPRS,  Eugênio Amorim. Experiente tribuno, com mais de 1.100 júris e intensa bagagem de conhecimentos e técnicas, o palestrante proverá uma grande oportunidade de aprendizado aos inscritos”, apontou o diretor da ESMP, procurador de Justiça Sílvio Tavares.

 

A abertura do primeiro módulo contou ainda com a participação da coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAO Criminal) do MPPE, promotora de Justiça Ângela Cruz.

 

"O Programa de Formação Continuada para Atuação no Júri inicia seu primeiro módulo trazendo à Escola do Júri o curso Estratégia e Segredos do Tribunal do Júri, do professor Eugênio Paes Amorim, referência nacional de atuação prática e disseminador de conhecimento na área, num balizamento e antecipação da excelência do curso oferecido aos promotores de Justiça criminais com atuação no Tribunal do Júri. O CAO Criminal agradece à ESMP, através do seu diretor Sílvio de Menezes Tavares e toda a sua equipe pela concepção, formatação e realização do projeto, bem como ao procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, pelo relevante contributo na capacitação e aprimoramento da expertise daqueles que atuam diretamente em defesa da vida", relatou Ângela Cruz.

 

O palestrante elogiou a proposta da Escola Superior em promover o curso para os membros do MPPE e destacou a atenção e interesse demonstrado pelos 59 inscritos.

 

"O curso colhe trinta anos de experiência no Tribunal do Júri e busca apresentar orientações aos colegas do MPPE com o objetivo de otimizar o nosso trabalho, dando mais efetividade à atuação dos promotores de Justiça em plenário. Nós precisamos estar sempre atentos em busca da atualização profissional para desempenhar esse papel primordial do Ministério Público em defesa da sociedade", ressaltou Amorim.

 

Programação - Com uma carga horária total de 21 horas-aula, o curso segue com atividades nesta sexta-feira (4) e nos dias 10, 11, 16, 17 e 18 de fevereiro. Os encontros virtuais são realizados através da plataforma Zoom, abordando diversos aspectos relativos ao Júri, desde a preparação prévia para plenário, estudo dos autos, escolha dos jurados até aspectos como análise de provas orais, documentais e periciais, bem como oratória e o uso das metáforas para contar uma história aos jurados.

 

 

Fonte: MPPE


topo