Paz em Casa: no DF, redes de proteção são capacitadas sobre avaliação de risco
quarta-feira, 28 de agosto de 2024, 16h36

Nessa segunda-feira ( 26/8), 48 representantes de diversas instituições da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher do Distrito Federal participaram da capacitação proposta pela Rede Elas de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Gama e Santa Maria. O tema da atividade foi Avaliação de Risco.
A iniciativa integra a programação da XXVII Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa.
Pela manhã, a capacitação aconteceu de forma expositiva, tratando de temas como Lei Maria da Penha; atendimento protetivo e não revitimizador; fatores de risco e proteção para agravamento e/ou reincidência de violência; gestão de risco e Formulário Nacional de Avaliação de Risco.
Durante a tarde, foram realizados estudos de caso fictício em subgrupos, com discussão e compartilhamento de ideias entre os participantes.
O evento aconteceu no Teatro Sesc do Gama e foi conduzido pela assistente social Denise Chaves e pelo psicólogo Paulo Macedo, servidores do Núcleo Judiciário da Mulher (NJM Polo Sul).
Estiveram presentes, entre outros, representantes do Policiamento Orientado à Violência Doméstica da Polícia Militar do DF(Provid), do Creas, do Cras, do Conselho Tutelar, da Cecon, do Espaço Acolher, do Direito Delas, do Cepav, da OAB, do Nerav e da Unidade Básica de Saúde da região.
Além disso, participaram representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), da Secretaria da Mulher do Distrito Federal e lideranças comunitárias.
Fonte: CNJ