Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Agosto Lilás: Juíza do TJDFT palestra em evento de combate à violência contra a mulher

sexta-feira, 23 de agosto de 2024, 16h04

LIVE SEST SENAT

 

A Juíza Gislaine  Reis, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Santa Maria e uma das coordenadoras do Núcleo Judiciário da Mulher (NJM/TJDFT), participou da live “Agosto Lilás no setor de transporte”, nessa quinta-feira (22). O evento foi promovido pelo SEST SENAT com o objetivo de conscientizar e sensibilizar os colaboradores acerca de ações que envolvem o combate à violência contra a mulher. A participação da magistrada foi articulada pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ/DF), no âmbito do acordo de cooperação técnica firmado entre o TJDFT ao SEST SENAT.

 

A magistrada do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) tratou das formas de violência contra a mulher e do contexto da Lei 14.448/2022, que institui, em âmbito nacional, o Agosto Lilás como mês para promover a conscientização para o fim dessa forma de violência. "É urgente e fundamental discutir esse tema, precisamos de informações de qualidade. A temática não pode ser tratada com sensacionalismo, se não, revitimizamos as mulheres, mas sim, de uma forma produtiva e inclusiva", defendeu ela.  

 

LIVE SEST SENAT 2

 

A Juíza Gislaine Reis chamou atenção para o fato de que, na maioria dos casos, a violência contra a mulher acontece dentro de casa e não é denunciada. Ela também lembrou que se trata de um fenômeno complexo, multidisciplinar e fatorial, que vai além do feminicídio, das agressões e das expressões físicas, com formas sutis e invisíveis - como a invisibilização, o humor, a publicidade e o machismo na mídia. "Precisamos unir esforços, dar suporte a essa mulher para ela se fortalecer e conseguir romper esse ciclo de violência. Sozinhos não somos nada", explicou a magistrada.  

 

Para a Diretora Executiva Nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, tratar do enfrentamento à violência contra a mulher em uma live é fundamental para promover a conscientização interna e reforçar o compromisso da instituição com os direitos humanos e a igualdade de gênero. “A iniciativa fortalece a cultura de inclusão e responsabilidade social, contribuindo para um ambiente de trabalho mais justo e seguro para todos”, disse a diretora.  

 

Parceria 

 

Por meio do acordo de cooperação técnica firmado entre o TJDFT ao SEST SENAT este ano, as entidades oferecem gratuitamente cursos, atividades e serviços a jovens e mulheres em situação de risco e/ou violência doméstica. Os beneficiários são selecionados pela CIJ/TJDFT e pela Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado do Tribunal.  

 

Como contrapartida, magistrados(as) e servidores(as) do TJDFT oferecem série de palestras aos órgãos e ao público atendido pelas instituições. As ações têm sido avaliadas positivamente pelo SEST SENAT. “As iniciativas conjuntas refletem o compromisso mútuo em atender demandas sociais urgentes, resultando em um atendimento qualificado e humanizado que fortalece a parceria e impacta positivamente a vida das pessoas atendidas”, falou Nicole Goulart, Diretora Executiva Nacional do SEST SENAT. 

 

Inicialmente, o SEST SENAT irá disponibilizar 200 atendimentos nas áreas de assistência, executados por meio do projeto Impulsiona. A iniciativa, que já conta com 85 inscritos, visa integrar pessoas em situação de vulnerabilidade social ao mercado de trabalho e à sociedade e promover a desinstitucionalização de jovens em instituições de acolhimento. 

 

Conteúdo relacionado

 

Fonte: TJDFT


topo