Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Violência doméstica: policiais judiciais são capacitados sobre monitoração eletrônica e atendimento às vítimas

quarta-feira, 21 de agosto de 2024, 15h44

Capacitacao Programa Elas.jpg

 

Como parte da programação da Semana da Justiça pela Paz em Casa, na última sexta-feira,16/8, a Juíza Gislaine Campos, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Santa Maria e uma das coordenadoras do Núcleo Judiciário da Mulher (NJM/TJDFT), realizou palestra para os profissionais da Secretaria de Segurança e Inteligência do TJDFT (Sesi) sobre monitoração eletrônica e atendimento a vítimas de violência doméstica e familiar.  

 

A ação faz parte dos esforços de capacitação dos profissionais das unidades envolvidas no Programa Elas, espaço seguro e de apoio, dedicado exclusivamente a proteger e auxiliar magistradas e servidoras do TJDFT que enfrentam situações de violência doméstica e familiar.  

 

"O Programa Elas é um divisor de águas no âmbito do Tribunal, para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, com acolhimento às magistradas e servidoras que enfrentam este contexto”, afirmou a magistrada. Segundo a Juíza, a capacitação dos(as) profissionais que atuam nas quatro unidades responsáveis pelo gerenciamento do programa permite uma atuação mais eficiente e eficaz, com acolhimento e técnica no atendimento às magistradas e servidoras em situação de violência doméstica. “Ações de capacitação como esta são momentos ímpares para trazer luz a esta temática fundamental para construção de uma sociedade mais igualitária".  

 

O objetivo do programa é a implementação de uma política de prevenção e de medidas de segurança voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar praticada contra magistradas e servidoras do TJDFT, em cumprimento à Recomendação CNJ 102/2021. Além disso, a iniciativa prevê a capacitação no tema e no protocolo de atuação com perspectiva de gênero, nos termos das Resoluções CNJ 254/2018 e 492/2023.   

 

A atividade com os profissionais da Sesi foi on-line e contou com a participação de 146 policiais judiciais. Com o intuito de alcançar a totalidade de servidores(as) do setor, a capacitação foi dividida em dois grupos. O segundo encontro será no dia 29 de agosto de 2024

 

Fonte: TJDFT


topo