Mato Grosso do Sul sedia Treinamento em Técnicas de Entrevista com Análise dos Seis Canais da Comunicação
terça-feira, 14 de outubro de 2025, 13h17
Ação foi a primeira desenvolvida no âmbito do Projeto de Fortalecimento da Cooperação Penitenciária entre Brasil e Itália que visa fortalecer a gestão prisional

Brasília/DF, 14/10/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), realizou entre os dias 7 e 10 de outubro, o Treinamento em Técnicas de Entrevista com Análise dos Seis Canais da Comunicação, em Campo Grande (MS). A capacitação teve como objetivo aprimorar as habilidades dos profissionais de inteligência na condução de entrevistas estratégicas e na interpretação de comportamentos durante a comunicação.
O curso habilitou os participantes a realizar análises comportamentais de forma científica e eficaz, alinhadas à Doutrina Nacional de Inteligência Penitenciária. O curso abordou a interpretação de sinais verbais e não verbais, oferecendo ferramentas para aprimorar a percepção e a análise comportamental em contextos operacionais e de inteligência. Segundo os organizadores, compreender esses elementos é tão essencial quanto a comunicação verbal, pois indicadores discursivos e corporais impactam diretamente o julgamento, a percepção e a tomada de decisões em situações críticas.
Essa foi a primeira ação desenvolvida no âmbito do Projeto de Fortalecimento da Cooperação Penitenciária entre Brasil e Itália, conduzido pela UNODC. O projeto visa ampliar as capacidades do sistema penitenciário brasileiro na gestão de custodiados de alto risco, promover o intercâmbio de experiências com a Itália e fortalecer a cooperação bilateral no enfrentamento às organizações criminosas que atuam nos sistemas prisionais dos dois países.
A capacitação reuniu representantes de 13 instituições de segurança pública dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além da participação expressiva de policiais penais federais da Penitenciária Federal em Campo Grande (PFCG), promovendo a integração e o intercâmbio de conhecimentos entre diferentes forças. Com carga horária de 32 horas aula, o treinamento ampliou a capacidade técnica dos participantes em análise comportamental, comunicação estratégica e investigação aplicada à segurança pública.
Por meio da oferta de capacitações aos servidores penais, a SENAPPEN tem atuado de forma estratégica no fortalecimento da inteligência penal, aprimorando capacidades técnicas, estimulando a integração e assegurando excelência profissional em todo o país.