Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPGO: MP Pra Você: novo episódio mostra como atuação institucional em Morrinhos consolidou a equoterapia como um caminho para melhorar a condição de pessoas com deficiências

quarta-feira, 30 de outubro de 2024, 14h33

Confira o sétimo episódio da temporada

 

Reconhecida como método terapêutico e de reabilitação no Brasil desde 1997, a equoterapia faz uso do vínculo de afeto e confiança entre seres humanos e cavalos, que remonta há séculos, para propiciar a melhoria da condição de pessoas com deficiências físicas e com necessidades especiais motoras e psíquicas.

Foram os resultados positivos obtidos pelo método que levaram a comunidade de Morrinhos a implantar, em 2015, a Associação de Equoterapia no município, ampliando as opções de atendimento terapêutico para a população. Totalmente gratuito, o serviço funcionava de forma precária e limitada até o que o Ministério Público de Goiás (MPGO) conheceu o trabalho e decidiu mudar essa história.

É sobre essa mudança que trata o sétimo episódio da segunda temporada do MP Pra Você. Concebido e realizado pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do MPGO, o projeto busca dar visibilidade aos impactos positivos que a atuação institucional traz para a vida das pessoas, sobretudo na conquista e efetivação de direitos.

A consolidação da equoterapia em Morrinhos passa pela sensibilidade e visão da promotora de Justiça Jonisy Ferreira Figueiredo. Ela viu a possibilidade de, com a atuação extrajudicial do MP, reverter recursos para que o serviço terapêutico pudesse funcionar melhor e conseguisse atender adequadamente a comunidade. Jonisy ainda se envolveu pessoalmente na mobilização para obter uma sede própria e ampla para a Associação de Equoterapia. O primeiro passo foi dado no início deste ano, com a cessão de uma área de quase 10 mil metros quadrados pelo Sindicato Rural à associação.  

As dificuldades enfrentadas pela associação antes desse envolvimento do MP são detalhadas pela atual presidente, Doriele Rodrigues. “As necessidades são enormes... Foi um começo muito difícil... Muito sofrido”, confessa. “Depois do Ministério Público entrar, com esse conhecimento, com a ajuda dentro do projeto, a gente cresceu muito. Foi um divisor de águas tremendo, até para a credibilidade do projeto”, avalia a gestora. 

Promotora abraçou o projeto

As atividades desenvolvidas com cavalos contam com o trabalho de voluntários e profissionais capacitados nas áreas de psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional e equitação. Atualmente, a associação atende mais de 80 pessoas. Entre essas pessoas estão a Verônica e o Tiago, cujas histórias revelam o poder de cura e reabilitação contido nessa ligação intrínseca e emocional entre animais e seres humanos.

Verônica considera Flocos, o cavalo companheiro na sua terapia, como um “amigo”, destacando a confiança que ele lhe traz. “Muito feliz. Sete anos que eu faço. Eu conto os minutos, as horas”, revela. Thiago, de 10 anos, também melhorou de humor depois que passou a frequentar a terapia, como confirma sua mãe, Kênia. Ela conta que os cavalos o ajudaram ainda a superar uma grande perda, a da avó. “Ele saiu daquele mundinho de sofrimento em que estava... Parece que ele preencheu um pouquinho com um outro amor”, reforça.

Foi pensando em todas as pessoas beneficiadas e na demanda pela terapia que a promotora Jonisy decidiu abraçar o projeto, ao perceber as dificuldades enfrentadas para que ele seguisse em frente. “Nós buscamos essa aproximação, conhecemos o projeto, começamos a destinar verbas de acordos de não persecução penal. Houve, a partir daí, uma ligação muito forte do Ministério Público com a associação... Isso acabou sendo muito produtivo”, descreve Jonisy, que se entusiasma com tudo o que tem visto no trabalho realizado. “Nosso sonho é realmente que cresça (a equoterapia) e tenha sua estrutura própria... a sede própria”, explica, pontuando que o trabalho do MP já viabilizou a cessão da área para construção dessa sede. “Agora, estamos trabalhando no projeto”, relata. 

Hotsite do projeto traz todos os episódios exibidos

Desenvolvido numa proposta multiplataforma, o projeto MP Pra Você traz os depoimentos de cidadãs e cidadãos que relatam como conseguiram a ajuda do MP goiano em diferentes áreas de atuação. São histórias contadas em vídeos, áudios e textos, narradas em uma linguagem simples e humanizada, que podem ser acessadas no hotsite criado exclusivamente para o projeto e disponível no site do MPGO (clique aqui).

Na primeira temporada, divulgada ao longo de 2023, foram levados ao ar sete episódios com narrativas colhidas nas áreas de Meio Ambiente, Consumidor, Infância, Juventude e Educação, Criminal, Direitos Humanos, Patrimônio Público e Saúde. O projeto acumulou mais de 69 mil visualizações de vídeos no Instagram e YouTube, além de mais de 1,4 mil visitas ao hotsite.

As idealizadoras e realizadoras do projeto são a analista em comunicação Cristina Rosa; a chefe do Núcleo de Mídias Digitais, Luísa Gomes, e a subchefe da Assessoria de Comunicação Social, Mariani Ribeiro. O projeto tem supervisão geral do chefe da Ascom, Pedro Palazzo, e conta com o trabalho de edição de áudio e sonoplastia de Cristiano Mariano. (Texto: Ana Cristina Arruda/Assessoria de Comunicação Social do MPGO)

 

Fonte: MPGO

 


topo