TJDFT - Juíza do TJDFT destaca violência contra os idosos no SBT News
segunda-feira, 15 de agosto de 2022, 19h00
A Juíza Monize Marques, Coordenadora da Central Judicial do Idoso (CJI) do TJDFT, falou ao Portal SBT News, em reportagem publicada no último sábado, 13/8, sobre violência contra a pessoa idosa e sobre formas de combatê-la.
A matéria intitulada “Maioria das violações contra idosos acontece na casa onde eles residem” aborda as mais de 35 mil denúncias de violência contra os idosos registradas no primeiro semestre de 2022, de acordo com dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), dentre as quais, 87% são referentes a violações ocorridas na casa onde os idosos residem.
A Juíza Monize Marques destacou a sensibilidade do ambiente familiar, onde normalmente recai o cuidado da pessoa idosa com a ampliação de custos, a reorganização de rotinas e o desafio de lidar com eventuais doenças”. Isto pode tornar o lar um ambiente “vulnerável e se tornar uma violadora de direitos”. De acordo com a magistrada do TJDFT, “o principal motivo é associar o envelhecimento a algo negativo, decrépito, limitado e improdutivo”, afirma.
A Coordenadora da Central Judicial do Idoso apontou formas de mudar este quadro, com o conhecimento das “potencialidades dessa faixa etária”, e por meio da denúncia. Contudo, ela reconhece o “receio dos idosos em denunciar os próprios filhos, suspeitos em parte considerável dos casos”. Para a magistrada, denunciar não significa cortar as relações e, na verdade, pode melhorá-las." Até chegar à tipificação de crime, algumas condutas poderiam ter sido repensadas ou evitadas. Por isso, buscar ajuda junto aos setores competentes não é sinal de que a família quer romper laços, mas, principalmente, uma atitude de quem quer manter a relação e fortalecer vínculos. Quanto antes, melhor", concluiu a juíza.
Acesse o Portal SBT News para ler a reportagem na íntegra.
Fonte: TJDFT