Galeria de Membros

LUIS-PHILLIPPE PEREIRA LEITE (IN MEMORIAM)
Ingressou no MP em 16/07/1938 Período de Gestão 13/05/1947 - 31/01/1951 Faleceu 04/02/1999 (IN MEMORIAM)

Nasceu em Cuiabá aos 12 de dezembro de 1916 . Originário de uma família de estirpe, era filho de João Pereira Leite e de Jovita Valladares Pereira Leite; irmão de Hermínia e José Venâncio (médico e professor) e neto do proprietário da histórica Fazenda Jacobina, em Cáceres.

Ingressou no Ministério Público Estadual através do Ato Governamental nº879, de 16 de julho de 1938, nomeado para Promotor de Justiça da Comarca da Capital. Cursou os primeiros estudos em sua terra natal, bacharelando-se  mais tarde, em Ciências Jurídicas e Sociais e em Direito pela Faculdade de Niterói/RJ.

Foi Extranumerário Mensalista do Ministério da Justiça/RJ, membro da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso, Procurador Fiscal do Estado, 2º Secretário da Associação de Imprensa Mato-Grossense, Presidente do Instituto Histórico de Mato Grosso, por 20 anos, membro do Grêmio Geográfico de Cuiabá, Oficial de Reserva do Exército Nacional, Oficial de Gabinete da Secretaria Geral do Estado, membro do Conselho Administrativo do Estado, Deputado Estadual Constituinte, Procurador-Geral do Estado, Tabelião do Cartório do 2° Ofício de Cuiabá, membro do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados, do Conselho Penitenciário, do Conselho Regional de Desportos e do quadro efetivo da Academia Mato-Grossense de Letras, ocupando a cadeira nº 21, patrocinada por Manuel Peixoto do Amarante.

Publicou: Palestras Acadêmicas, O Príncipe de Nassau; Coração Peregrino; Instantes Vivos: à memória do Padre Salvador Rouquete; A Capitania de Mato-Grosso e a Independência; A exaltação da humildade; A Obra Dom-bosquina; Agência 46 do Banco do Brasil S. A; Alexandre Trebaure; Bispo do Império; Capitães Generais de Mato Grosso: A Capitania de Mato Grosso e a Independência; Cópia do Dicionário Chorographico da Província de Mato Grosso, pelo Barão de Melgaço; Corsino Amarante: discurso de posse na AML; Elogio de Corsino do Amarante; Forquilha: o fundador e a padroeira; João Villas Boas: Parlamentar Mato-grossense; Louvor à bondade; Manduca; Patriarca da Capela; Marinheiro da Selva; No Fragor da Guerra; No Panteon da História; O Engenho da Estrada Real; O Médico de Jacobina; Vida e Glória de um Cientista Cuiabano: José Venâncio Pereira Leite; Vila Maria dos Meus Maiores; Vilas e Fronteiras Coloniais.  faleceu em 04/02/1999

Colaborou nos periódicos O País, do Rio; O Gládio, de Niterói; O Nordeste, de Fortaleza/CE; A Cruz, de Cuiabá; e Revista da Academia Mato-Grossense de Letras (Rubens de Mendonça, Dicionário biográfico mato-grossense, 1953, p. 68).

 

Referência: SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. Ministério Público do Estado de Mato Grosso: trajetória histórica/ Elizabeth Madureira Siqueira, Ilza Dias Paião. Cuiabá/MT, Entrelinhas, 2009.