Natural de Fernandópolis/SP, nasceu no dia 19 de junho de 1952. Filho de Alberto Scaloppe e de Zuleica Guimarães Esteves Scaloppe. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais – Universidade Franciscana – Bragança Paulista/SP (1975) e Bacharel em Administração de Empresas – Fundação Educacional de Votuporanga/SP (1978) e também Bacharel em Administração Pública – Fundação Educacional de Votuporanga/SP (1979). Foi aluno dos Cursos de Especialização em Direito Administrativo (1978); Direito Processual Penal (1978) e em Direito do Trabalho (1979) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, bem como em Planejamento Educacional na Universidade Federal de Mato Grosso (1980). Em 1997 recebeu Diploma de Suficiencia Investigatória (pesquisador credenciado), expedida pela Universidade de Barcelona (Espanha), em face da aprovação do projeto de pesquisa e conclusão dos créditos de doutorado em Filosofia Jurídica, Moral e Política.
Ingressou no Ministério Público do Estado de Mato Grosso por concurso público para Promotor de Justiça (1980), atuou junto as Comarcas de ALTO ARAGUAIA, ALTO GARÇAS, JACIARA e RONDONOPOLIS e substituiu em BARRA DO GARÇAS, POXOREO, DIAMANTINO, POCONÉ, DOM AQUINO, GUIRATINGA, SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA e PORTO DOS GAUCHOS. Como Promotor de Justiça da Capital (Cuiabá) foi, entre outras funções, Curador de Defesa do Patrimônio Público (o primeiro designado no Brasil pós-constituinte 88), Curador de Defesa do Consumidor, Curador de Resíduos, Curador de Defesa do Patrimônio Cultural e Promotor de Justiça Militar. Pelo Ato 93/1993-PGJ, de 25 de maio de 1993, foi promovido por antiguidade para o cargo de Procurador de Justiça.
Foi o primeiro coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público (CEAF) e autor do seu Regulamento (1995). Dirigiu a Fundação Escola Superior do Ministério Público/MT (2000/2003), quando introduziu no Ministério Público Estadual os cursos de especialização e organizou a publicação de várias obras científicas.
Exerceu o cargo de Procurador Geral de Justiça no período de 10 de novembro de 2014 a 09 de dezembro de 2014, em cumprimento aos ditames do §3º, art.8º, da Lei Complementar nº 416, de 22 de dezembro de 2010 que alterou a Lei Complementar nº 27, de 19 de novembro de 1993 – Lei Orgânica e o Estatuto do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.
Atualmente é o titular da Procuradoria Especializada na Defesa do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística.
Referência: SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. Ministério Público do Estado de Mato Grosso: trajetória histórica/ Elizabeth Madureira Siqueira, Ilza Dias Paião. Cuiabá/MT, Entrelinhas, 2009.