DEOSDETE CRUZ JÚNIOR
É natural de Cornélio Procópio-PR, filho de Josmara Fittipaldi Cruz e Deosdete Cruz, nascido aos 21/11/1980. Vive em Mato Grosso desde 1981. Formado em Direito pela Universidade de Cuiabá (1999/2003). Casado com Kássia Victor Coelho Jajah, com quem convive há 22 (vinte e dois) anos, é pai de Sara Victor Jajah Cruz com 11 (onze) anos de idade. Aprovado em 1º lugar no concurso de ingresso do MPMT (concurso CESP/UNB), tomou posse em abril de 2005. Antes de assumir o cargo de promotor de justiça exerceu o cargo efetivo de analista jurídico do MP/MT. É titular da 1ª Promotoria de Justiça Cível de VARZEA GRANDE (Patrimônio Público) desde 2015, tendo atuado nas Promotorias de DOM AQUINO, JUSCIMEIRA, GUIRATINGA, ITIQUIRA, RONDONÓPOLIS, COMODORO, NOVA MUTUM E TANGARA DA SERRA.
Aprovado em 1º lugar no concurso de ingresso do MP/MT (concurso CESP/UNB), tomou posse em abril de 2005. Antes de assumir o cargo de promotor de justiça exerceu o cargo efetivo de analista jurídico do MP/MT. É titular da 1ª Promotoria de Justiça Cível de VÁRZEA GRANDE (Patrimônio Público) desde 2015, Pós-graduado, com título de especialista, em Direito Constitucional e Direito Ambiental, exerceu a função de Subprocurador-Geral de Justiça Jurídico e Institucional, no período de 01.03.2019 à 09.02.2023. Na Subprocuradoria-Geral de Justiça Jurídica e Institucional teve por principais funções: substituir o Procurador-Geral de Justiça em seus impedimentos e afastamentos; atuou nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade e nos processos cíveis do Procurador-Geral de Justiça perante o órgão especial do E. Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, inclusive nas sessões deste órgão colegiado; atuou perante o Conselho de Magistratura; dirimiu os conflitos de atribuição; atuou na representação institucional do Procurador-Geral de Justiça perante os Poderes e órgãos autônomos, especialmente para a discussão de projetos de lei, dentre estes as peças orçamentárias; auxiliou o gabinete do Procurador-Geral de Justiça na elaboração de projetos de lei e resoluções normativas sobre a carreira e atribuições ministeriais. Candidatou-se ao cargo de Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2023/2025, compondo a lista tríplice, ocupando o primeiro lugar. Nomeado pelo Ato Governamental nº 5224/2022, datado de 13/12/2022, publicado no DOE da mesma data, tomou posse no cargo de Procurador-Geral de Justiça, em sessão solene, perante o Egrégio Colégio de Procuradores de Justiça, ocorrida no dia 09/02/2023, para o biênio 2023/2025, pelo período de 02 (dois) anos, contados a partir de 10 de fevereiro de 2023, data na qual entrou em exercício. Candidatou-se a vaga de Desembargador deixada pelo Desembargador Dr Guiomar Teodoro Borges, fez parte da lista Tríplice encaminhada ao Tribunal de Justiça, e tomou posse como desembargador dia 07/03/2025.
Fonte de Pesquisa: Texto fornecido pela Chefia de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, contendo dados sobre o Dr. Deosdete Cruz Júnior (candidato a Procurador-Geral de Justiça).
Ficha funcionaL – Relatório SIAP, disponibilizada pelo Departamento de Gestão de Pessoas/Gerência de Pessoas – Membros.