O que é o projeto?

O Ministério Público, instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, tem entre suas missões a defesa do regime democrático. Imbuído deste espírito nasceu o projeto CUTCHITCHO ABERTO que têm duas principais finalidades: qualificar o debate eleitoral ao dar ampla publicidade das propostas e ideias dos candidatos(as) ao cargo de Prefeito(a) de Chapada dos Guimarães e permitir a ampla participação popular neste debate através de perguntas. Serão realizados três debates com temas de interesse da comunidade. Participe você também da construção democrática da sua cidade.

Agenda dos debates

Dia 09/09/16, às 19h00 horas, na praça Dom Wunibaldo, Chapada dos Guimarães

Dia 17/09/16, às 17h00 horas, na praça Dom Wunibaldo, Chapada dos Guimarães (Data alterada por razão de previsão de chuva)

Dia 23/09/16, às 19h00 horas, no salão paroquial da Paróquia São José, Distrito da Água Fria, Chapada dos Guimarães

Regras para perguntar

Este tópico é destinado a traçar as regras de envio das perguntas por meio deste site. Após devidamente encaminhadas, as perguntas serão selecionadas pelo Promotor de Justiça Cível de Chapada dos Guimarães-MT, Dr. Leandro Volochko,e direcionadas aos temas destinados aos debates.

Assim como você poderá constatar no tópico “Formulário”, as perguntas deverão ser sobre os temas: EDUCAÇÃO, SAÚDE PÚBLICA, MEIO AMBIENTE, HABITAÇÃO, FINANÇAS PÚBLICAS, PARTICIPAÇÃO/CONTROLE SOCIAL, TRANSPARÊNCIA ADMINISTRATIVA e DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.

Fique à vontade para contribuir com os “cutchitchos” abertos, inserindo quantas perguntas você quiser!

Leia o Regulamento dos Debates para saber como será a dinâmica das perguntas da população.

As perguntas deverão ser enviadas até às 12h00min do dia de cada debate (09, 18 e 23 de setembro de 2016).

Antes de formular suas perguntas aos candidatos, leia baixo o que será permitido e o que será proibido:


PERMITIDO PROIBIDO
Elaborar perguntas que qualquer candidato possa responder. Elaborar perguntas direcionadas a candidato(s) específico(s).
Perguntas neutras. Perguntas ofensivas.
Perguntas que se encaixam nos temas específico. Perguntas alheias aos temas específicos.
Se identificar no campo Formulário. Perguntas anônimas.

Pergunte aos candidatos

Nome
e-mail
Telefone
Tema
Pergunta
Li e aceito as regras acima descritas.

Veja o que já aconteceu nos debates

Imagens

Video - Debate dia 09/09/2016

Outros Videos Debate - dia 09/09/2016

Video - Debate dia 17/09/2016

Outros - Debate dia 17/09/2016

Video - Debate dia 23/09/2016

Perguntas Deferidas

Veja aqui as perguntas já analisadas e deferidas dentro das regras do debate.

Cada pergunta enviada é analisada e postada diariamente neste site, caso seja deferida. Se for indeferida, você será informado por e-mail.

Continuem enviando suas perguntas e ajudando a construir uma cidade mais democrática.

Por ocasião dos debates cada pergunta será colocada na urna do seu respectivo tema para que possam ser sorteadas para um candidato que também será sorteado. Sugere-se a leitura do regulamento para maiores e melhores esclarecimentos.

Desenvolvimento Econômico

Nome Pergunta
Maria Luisa Jimenez Jimenez Sobre o festival de inverno. Qual é seu projeto sobre o festival e a participação da população chapadense no evento? Já que cada vez mais o evento se distancia da população e seus interesses.
Maria Rachel Conceição Galesso Existe alguma proposta para resolver a questão do transporte Coletivo para a zona urbana de Chapada dos Guimarães?
Heryck Gaby Como fomentar a economia local apesar das diversas restrições ambientais impostas à cidade?
Carlos Alberto Eilert Como pensa melhorar o desenvolvimento econômico para chapada?
Roberta Anffe Quais projetos para o turismo?
Felipe Desidério Estivil Bustos Qual será sua primeira ação em relação ao Turismo em Chapada dos Guimarães?
Luccas Figueiredo A Chapada dos Guimarães é uma cidade eminentemente turística. E carece de atrativos na cidade. O que vc faria como atrativo ao turista? Para aumentar o número de turistas.
Simone Dias A nossa cidade sofre com a falta de emprego e acessibilidade a educação superior, gostaria de saber qual é a proposta dos candidatos para resolver essa situação e ajudar nossa querida Chapada crescer?
Elienai Chapada ainda é o portal do Turismo em Mato Grosso. Atualmente Chapada é uma cidade suja, ruas sem calçadas, não tem uma preservação e/ou padronização cultural das fachadas, não tem uma personalização. Até a feira da praça que era a mais forte personalidade da cidade (e que em geografia denomina-se Topofilia) foi retirada da praça, quando na maior metrópole do país o que muda é o trânsito. Qual a proposta para a cidade se tornar um local de atração como é por exemplo Pirinopolis-GO?
Alberto Krebs Que tipos de negócios/empresas o futuro candidato vê como mais oportunos para a Chapada dos Guimarães? Como o futuro prefeito pensa em criar a identidade cultural para o turismo?
Lenia Oliveira Que setor pode ser considerado como prioritário para alavancar o crescimento econômico de Chapada dos Guimarães?
Lenia Oliveira Será estabelecido um limite para as contratações, comissionados e estagiários visando à redução de custos?
Felipe Desidério Estivil Bustos Um certo "prefeito, em 2006, reuniu vários Artesãos e Artesãs do Município, apresentando um Projeto que seria a solução definitiva para a geração de trabalho e renda para centenas de profissionais da classe ( claro, que não aconteceu ), qual sua proposta para a classe de Artesãos e Artesãs?
Ronilson Lara Visando o desenvolvimento sustentável qual empresas os candidatos a prefeito tem em foco para instalação no município com geração de renda e emprego aos cidadãos chapadense?
Ronilson Lara O (a) candidato (a) disponibilizará possibilidade de da Prefeitura abrir um banco de crédito para o empreendedor?
Gleidson Ribeiro Sr. (a) candidato (a), se eleito, pretende criar mecanismos eficientes de arrecadação tributária com as atividades ligadas, diretas ou indiretamente ao Turismo no Município, sobretudo, nos atrativos particulares que são explorados, desordenadamente, por seus proprietários?
Vera Lucia Rondon Gostaria de saber dos candidatos, o que pensam sobre conciliar desenvolvimento econômico com preservação da natureza, tendo em vista que o turismo é uma grande fonte de renda para quem vive aqui.
Sandra Valle Qual a proposta para teazer para o município o desenvolvimento econômico, levando em consideração que o municipio não comporta industrias. Qual é a proposta, de forma objetiva e precisa.
APRODEC - Associação Pró desenvolvimento de Chapada dos Guiamarães Com quais recursos financeiros pretende implementar um programa minimo de serviços e obras, sabendo que pelas informações que se tem, as finanças publicas municipais esta altamente deficitárias?
APRODEC - Associação Pró desenvolvimento de Chapada dos Guiamarães É sabido que Chapada dos Guimarães tem alguns atrativos turístico fechados. Como fará para reabri-los? Qual incentivos o Município oferecera para a abertura de novos atrativos? Como será a relação institucional com o Parque Nacional?
Luiz Alberto Esteves Scaloppe Dizem que a vocação econômica de Chapada dos Guimarães é o Serviço Turístico, mas que não se desenvolve a contento porque há resistências de algumas famílias em razão da manutenção de seus privilégios. O senhor concorda com a vocação e com a razão do atraso no desenvolvimento? Porque?
Maria Rachel Conceição Galesso Quais os projetos e estrategias para o desenvolvimento das politicas culturais de nosso municipio?
Historiadora Maria Amelia Assis Alves Senhores senhora candidatos. Chapada possui 07 Comumidades Rurais Remanescentes de Quilombos. Quais os projeto que o sr ou sra. Tem para esta população específica?
Gabriela Rangel Na década de 80 foi formulado um plano diretor para Chapada dos Guimarães elaborado pelo famoso arquiteto Lúcio Costa, projetista urbano de Brasília, que incluía um plano de desenvolvimento turístico e econômico ligados, explorando de forma sustentável as belezas de Chapada. Nada desse plano foi desenvolvido até hoje. Como os candidatos pensam em desenvolver o turismo, principal ganho da cidade, em seus anos de mandato?
Fernando Belfort Mattos Gostaria de saber dos candidatos qual o projeto em relação ao transporte publico em Chapada dos Guimarães.
Sislet Gomes Aires Da Silva Considerando o Turismo como a principal fonte economica do município, quais os projetos que o candidato apresenta para reativar os locais considerados turísticos, incluindo a Praça Central que visivelmente se encontra sem qualquer atenção no seu embelezamento?
Sisley Gomes Aires Da Silva Ha qto tempo o candidato reside no município? Quais os projetos apresentados que apresentou visando um desenvolvimento economico?

Educação

Nome Pergunta
Jaquerson Pires Sr. (a) candidato (a), O Sr. (a) tem algum projeto/proposta ou "algo em mente" que vise ajudar/auxiliar os estudantes universitários residentes no Município de Chapada dos Guimarães, haja vista a falta de uma Universidade na Comarca? Em sendo positiva a resposta, o que pretende fazer ou ainda, quais meios irá utilizar para a materialização/concretização de sua proposta, caso seja eleito (a)?
Iva Marques Rocha Senhores candidatos, em 32 anos de Chapada dos Guimarães, até hoje não fomos merecedores de um Centro Cultural onde poderíamos utizar para a promoção da Cultura local e para as produções de Arte-Educação em suas diversas manifestações Artísticas. Não temos um local para produzir e mostrar a nossa Música, Artes Vsuais, Teatro, Dança, Artes Gráficas entre outras manifestações artísticas e culturais. Como cada um de vocês pretende encaminhar esse assunto tão importante a nossa comunidade? Quando será possível materializarmos esse espaço para a Educação e para a Cultura em nossa cidade? Teremos um Anfi-Teatro e um espaço adequado e digno às nossas manifestações e produções culturais?
Flora Camargo De que forma o seu plano de governo vai traçar políticas públicas e demais ações que assegurem uma educação capaz de formar sujeitos livres, autônomos, criativos e transformadores ?
Sandra Valle Qual a proposta em sua administração para a qualificação da mão de obra em chapada. Possui um projeto continuo que mensure resultados? Objetivamente nos esclareça!
Gleidson Ribeiro Sr. (a) candidato (a), se eleito, pretende desenvolver políticas que impeçam/diminuam a evasão escolar, que , como é sabido, é umas das principais causas dos elevados índices de analfabetismo e/ou formação de analfabetos funcionais em nosso Município. Pretende desenvolver, de forma imediata algum projeto? quais serão os parceiros?
Gleidson Ribeiro Sr. (a) candidato (a), se eleito, pretende estruturar a Rede de proteção á criança e adolescente (Conselho Tutelar, CMDCA, Assistência Social, Conselhos Escolares, etc.)
Alessandra Kurchinski Sr. (a) candidato (a), se eleito, pretende desenvolver políticas que promovam a inclusão social das crianças que possuem dificuldades no aprendizado, decorrentes de deficiência (física ou mental)?
APRODEC - Associação Pró desenvolvimento de Chapada dos Guiamarães Chapada também tem vocação educacional! Ouviu-se muito falar sobre a implantação de universidade em nosso município. Qual é a posição do seu governo sobre este tema?
Aprodec - Associação Pró Desenvolvimento De Chapada Dos Guiamarães Chapada só tem duas creches pra atender as mães que trabalham. Qual é o seu plano para suprir as necessidades do município neste quesito?
Roseli Mendes Carnaiba Quais os seus projetos para a cultura da cidade (além do Festival de Inverno)?
Tati Mendes Cultura nem está na lista, mas o que o candidato pensa em fazer na cidade, com relação a Cultura??
Helen Moreira Senhores candidatos vocês tem conhecimentosobre de todos os projetos e ações da Secretaria Municipal de Educação juntamente com os parceiros MEC/FNDE?E pretende dar continuidade?
Hellen Moreira Os senhores candidatos tem conhecimento da receita mensal da Educação em nosso município? E em que deve aplicar os recursos financeiros do FUNDEB e do MDE?
Felipe Desidério Estivil Bustos QuAlexandre o número de meninos e meninas tem nas escolas de ensino fundamental em Chapada dos Guimarães MT?
Carlos Alberto Eilert Pergunta pra todos os candidatos: Qual o programa de governo para o Esporte em suas Dimensões: 1- Esporte Educacional. 2- Esporte de Participação. 3-Esporte de Rendimento ?. E como será feita a Universalização da pratica a todas as pessoas, em especial as pessoas idosas e pessoas com deficiência?. Pois a nossa estrutura física que temos muitas vezes não permite o seu acesso!
Fabiana Qual será sua ação referente a frota de ônibus escolares, bem como outros veículos utilizados pelas secretarias (saúde, educação, dentre outras) que atualmente são alugados a valores altos, sendo que a Prefeitura poderia criar estratégias de recursos para aquisição de Frota Própria o que geraria grande economia para o município.
Suzi O que pretende fazer para amenizar o problema das estradas que fazem parte das rotas das Escolas da Zona Rural, sabendo que a maioria das estradas estão em péssimas condições assim como as pontes, o que resulta em manutenção constante dos veículos que fazem o transporte dos alunos gerando muitas vezes a suspensão das aulas.
Fabiana O que pretende fazer para estruturar a rede de proteção à criança e ao adolescente no Município (Saúde, Conselhos Tutelar e Municipal do Direito da Criança e do Adolescente , Conselhos Escolares, Atendimento Ambulatorial Caps, etc.)
Fabiana Qual o seu plano de ação para tentar resolver ou pelo menos amenizar os problemas das estradas que tem acesso às escolas da zona rural, pois sabemos que as estradas e pontes são de péssimas condições acarretando quebra da frota de ônibus, gerando constantes manutenção e prejuízos ao município, bem como evasão escolar gerando prejuízos aos alunos e familiares.
Sisley Gomes Aires Da Silva O candidato tem projetos elaborados com o fim de erradicar o analfabetismo no município? Como reduzir a evasão escolar?
Sisley Gomes Aires Da Silva O candidato tem projetos que visam incentivos para que faculdades ou algum Campus sejam instalados no município? Qual sua visão sobre isso?
Luiz Paulo Siqueira Pergunto aos candidatos qual a atitude frente aos ônibus escolares do município de Chapada dos Guimarães que atendem as crianças pois é sabido que todos os anos tem reprovação em massa o que já apareceu até mesmo em jornais de nível nacional, o que coloca em risco o futuro de Chapada dos Guimarães pois a crianças são nosso maior patrimônio.
Carla Soares Qual a proposta para resolver a situação do colégio tales de Mileto que ocupa um prédio público à mais de10anos e não paga aluguel? Enquanto a secretária de educação aluga ou fica em situação precária? Haja vista que toda cidade sabe que está escola em questão nem se quer oferece bolsas a alunos carentes do município?
Professora Oilza Pereira Qual a proposta do candidato para melhorar a alimentação escolar do município,pois eu como presidente do conselho de alimentação escolar do município sei que a alimentação escolar está longe de ser a desejada pelo programa de alimentação escolar do governo federal?
Vera Lucia Rondon Os jovens e adultos que terminam o segundo grau,para continuar os estudos precisam ou se mudar de Chapada ou enfrentar o ir e voltar todos os dias e isso encarece os estudos. Chapada poderia ter alguns cursos de nível superior que favoreceriam inclusive os moradores da zona rural. Qual a possibilidade de isso se tornar realidade?
Ana Adevail Rondon Quais os projetos para contemplar as crianças / adolescentes e idosos nas área de lazer
Jean Lucas Teixeira De Carvalho Recentemente no Brasil foram realizados os jogos olímpicos e paraolímpicos, onde, este último, demonstrou aos Brasileiros, que basta existir força de vontade para superar qualquer limitação, seja material ou física. Na zona Rural do município de Chapada dos Guimarães, em especial, nessa região, Água Fria, João Carro e Água Branca, existem inúmeras crianças em idade escolar, que se servem das precárias escolas de suas localidades para estudarem. Amanhã essas crianças estarão no mercado de trabalho disputando as mesmas vagas que aqueles das cidades. A exemplo dos jogos olímpicos realizados no Brasil, onde a força de vontade supera qualquer limitação, já não é chegada a hora do administrador municipal, com vontade política e social, demonstrar aos moradores das regiões rurais que eles podem ter acesso a ensino de qualidade, com os mesmos recursos tecnológicos que as crianças da cidade, como, computadores com internet, biblioteca atualizada, entre outras facilidades disponíveis? Qual é a proposta do candidato, nesse sentido, para a nossa região?

Finanças Públicas

Nome Pergunta
Edmilson Freitas (Bozo) Eh sabido que os mais de 5.000 municipios brasileiros estao quebrados pois, ficam cada vez mais com a menor fatia do bolo. Os candidatos tem nocao da receita mensal do nosso municipio ? E o que pensam em fazer para aumentar essa arrecadacao?
Elienai Sabemos que parte do município de Chapada recolhe seus tributos para o município vizinho (Campo Verde). Qual a proposta para reverter esse processo. Qual o empenho que será dado.
Ramon Carlini O município tem todas as certidões necessárias para firmar convênios, em diversas áreas, com os governos federal e estadual? Caso contrário, quais serão as ações para se reverter este quadro?
Alberto Krebs O futuro eleito se compromete a tornar o turismo o carro chefe da economia chapadense? O futuro eleito se compromete a incentivar e criar o FUMTUR? O FUMTUR foi criado por lei neste município e está sujeito ao COMTUR - atualmente inativo. O FUMTUR deveria receber taxas turísticas - também em lei - e também contribuições de alvarás e outros impostos oriundos do turismo. Porém o executivo, em mandatos anteriores, sempre se esquivou da obrigação, deixando o turismo orfão em suas decisões.
Gleidson Ribeiro Sr. (a) candidato (a), você tem conhecimento da impossibilidade de obtenção de certidões negativas ou positivas com efeito de negativas pelo Município. Se sim, como pretende resolver essa situação, uma vez que as mesmas impedem a obtenção de recursos/verbas e/ou investimentos para o nosso desenvolvimento econômico e social?
Wellington Ribeiro Se a arrecadacao mal dá para pagar a folha de pagamento, como investir em outras áreas ? Como fazer convenios com o Gov.MT e Gov. Federal se a Prefeitura estiver inadimplente e sem a Certidao Negativa ?
Sandra Valle Qual a proposta para captar recursos para o municipio e como será o direcionamento e prioridades.
APRODEC - Associação Pró desenvolvimento de Chapada dos Guiamarães Senhor candidato(a) como pretende resolver a situação de insolvência financeira da prefeitura para a realização de novos programas de obras e serviços, se recursos da esfera estadual e federal não podem ser aportados por impedimento legal, pela ausência total de prestações de contas de convênios deixadas pelas ultimas gestões municipais?
APRODEC - Associação Pró desenvolvimento de Chapada dos Guiamarães Senhor candidato(a) tem conhecimento através de diagnósticos da situação atual da prefeitura em todas as áreas? Se tem conhecimento de relatórios técnicos das contas anuais de gestão e de governo dos órgãos municipais: Prefeitura, SAE, Câmara Municipal, etc de exercício anteriores? Como pretende equacionar os problemas detectados?
APRODEC - Associação Pró desenvolvimento de Chapada dos Guiamarães O problema do abastecimento de água potável é critico em Chapada. A construção de uma nova captação e duplicação da estação de tratamento de água em Chapada esta sendo concluída. Sendo um sistema sofisticado tecnicamente e com custo de operação elevado, como pretende administra lo técnica e financeiramente? Ira tranferir este custos para a tarifa de agua?
Jodemilson da Silva Souza Gostaria de Saber dos candidatos se e de conhecimento de todos que o PCCS (Plano de Cargo Carreira e Salario), estão desatualizado e foi criado uma comissão composta por funcionários públicos para elaboração do novo PCCS e somente falta enviar a Câmara Municipal para votação do mesmo gostaria de saber se eleito for sera encaminhado para câmara para aprovação do mesmo e com isso a abertura de novos concurso haja visto que essa luta e antiga e está sem solução
Coopchamar Senhor candidato , sempre nos e falado que a prefeitura nao tem dinheiro para implantar os diversos projetoa que a população precisa, como o senhor vai viabilizar recursos para implantar os projetos que esta propondo para a população chapadense.
Sindicato Dos Servidores PÚblicos Municipais De Chapada Dos GuimarÃes 1.) O(A) candidato(a) conhece as finanças do Município e tem ciência do percentual hoje destinado a despesas com pessoal? Quais as medidas concretas que pretende adotar para conceder os reajustes gerais anuais e garantir os pisos salariais nacionais, sem comprometer o percentual de gasto com pessoal?
Sindicato Dos Servidores PÚblicos Municipais De Chapada Dos GuimarÃes 2.) Existe uma deficiência de pessoal efetivo em vários setores da Administração Municipal, podendo exemplificar saúde, educação e obras. O(A) candidato(a) fará concurso público para suprir essa deficiência? E como será compatibilizada essa nova despesa com os gastos atuais?
Fabiana Sendo eleito (a) irá manter a Revisão Geral Anual - RGA aos servidores públicos para a recomposição da inflação do ano anterior na data base de cada categoria?
Paulo Roberto Bomfim De Jesus Qual o MODELO DE GESTÃO que a Candidata e/ou Candidato pretende implementar na Administração Pública Municipal, com ações efetivas para dar cumprimento as Legislações Estadual e Federal para a efetiva prestação de contas dos Convênios ? 13(treze)com a Esferal Estadual e 15(quinze)com a Esfera Federal , resguardando o Município e restabelecendo o seu Direito de possíveis Contratações e de Celebrações de Convênios para o Desenvolvimento de Programas e Projetos em benefício da Cidade, nas áreas de Infra-Estrutura ? Pavimentação e Drenagem, Obras, Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Educação, o que certamente traduz-se na elevação da qualidade de vida dos Municípes e visitantes?

Habitação

Nome Pergunta
Maria Luisa Jimenez Jimenez Quais são os projetos para habitação popular na cidade?
Felipe Desidério Estivil Bustos Qual sua posição em relação ao grilos?
Leonardo Paolo Venzo Em todos os anos eleitorais Chapada vira alvo de grupos de pessoas invasoras de áreas públicas e privadas, os conhecidos "grilos", e que aparentemente são ações organizadas e com liderança. Quais são as propostas para se resolver definitivamente o problema dos "grilos" e quais os projetos para construção de casas populares no município?
Luccas Figueiredo As cidades de Campo Verde, Nova Brasilândia possuem casas para pessoas de baixa renda, inauguradas recentemente. Por que Chapada dos Guimarães não possui esses programas para habitação ?? Ainda por ser uma cidade turística se prolifera a grilagem e invasão de terras, deixando a estética, saneamento e condições dos bairros em péssimo estado.
Alberto Krebs Ao se tornar prefeito, como o eleito se compromete a solucionar as questões de moradia de baixa renda, tendo em vista que em nosso município não há implantação do plano diretor ou qualquer planejamento de crescimento urbano, ficando o município sujeito a invasões e grilagem de áreas privadas ou de proteção ambiental? O eleito se compromete a implantar um plano diretor?
Felipe Desidério Estivil Bustos A classe dominante em Chapada dos Guimarães MT, não quer pobre morando aqui, o que você fará para os pobres que hoje habitam áreas de reservas e todo o tipo de residências insalubres que infelizmente ainda acontece em nosso Município, onde temos verdadeiros castelos, e o povo não tem sequer escrituras? Sendo que pagam os seus impostos?
Antonio Braz Spolti Quais propostas os candidatos apresentam para que os problemas de habitação, especialmente os ligados às questões fundiárias (ocupações) possam ser solucionados, possibilitando moradia para todos que não possuem condições?
Ronilson Lara O (a) candidato sendo eleito tomará providencias em construir loteamento populares e regulamentados e acabar com as invasões (grilos) no município?
Ronilson Lara Uns dos grandes anseios da população chapadense é a regularização fundiária dos imóveis. Pergunto ao (a) candidato sendo eleito oque fará para sanar essa problemática?
Gleidson Ribeiro Sr. (a) candidato (a), considerando que a questão habitacional é um dos principais problemas no município, os quais geram, inclusive, a marginalização de parte da nossa sociedade, se eleito, pretende desenvolver que tipo de política pública que vise promover a regularização fundiária dos bairros que surgiram após invasões irregulares?
Sandra Valle Qual a proposta para habitações, construções sustentáveis, que respeite o meio ambiente, seguindo o princípio de sustentabilidade?
Aprodec - Associação Pró Desenvolvimento De Chapada Dos Guiamarães Caso seja eleito(a) qual é o seu plano pára combater os grilos e invasões que são estimulados e planejados por pessoas de outras cidades, e como pretende buscar projetos de habitação para as famílias carentes de Chapada?
Nadir Krapüca - Associação De Moradores E Amigos Do Bairro Residencial Vale Da Chapada Qual é a intenção dos \"Senhores candidatos\" para barrar invasões constantes em Chapada dos Guimarães?
Nadir Krapüca - Associação De Moradores E Amigos Do Bairro Residencial Vale Da Chapada O que os \"Senhores Candidatos\" pretendem fazer para retirar os invasores em áreas públicas do residencial Vale da Chapada e o farão para beneficiá-la?
Felipe Desidério Estivil Bustos Sabe quantas família precisamos de residências em Chapada dos Guimarães MT?
Felipe Desidério Estivil Bustos Saberia explicar para os presentes o porque das invasões de terrenos em Chapada dos Guimarães MT?
Sisley Gpmes Aires Da Silva Qual olhar que o candidato tem sobre a grilagem de terras públicas no município e comercio das mesmas?
Paulo Roberto Bomfim De Jesus A Cidade de Chapada dos Guimarães, pelo senso do IGBGE do ano de 2010, teve um crescimento populacional na ordem de 1,13% com relação ao ano de 2000 e de 1,02% para o ano de 2012. Em 2000 possuia 15.755 habitantes, passando a 18.133 em 2012, com uma taxa crescimento de 1,15%, apresentando taxa de urbanização de 61,90%. Ao estabelecermos uma Projeção para os próximos 04 (quatro) anos, mantendo-se constante todas as demais condições e inalterados os critérios de acompanhamento dos niveis de crescimento, através dos dados consolidados entre 2010 a 2012, cria-se uma expectativa de elevação populacional na ordem de 4.1%, o que representará um contigente populacional de 18.877 habitantes, ao chegarmos no ano de 2020. A manter-se esta taxa de urbanização, nesta ordem no ano de 2020 teremos na área urbana da cidade cerca 12.000 habitantes. Como o Candidata e/ou Candiato pretende, objetivamente, desenvolver Políticas Públicas na Administração Municipal, Projetos que visem estabelecer uma Política Habitacional, com a diminuição do deficit de moradias no Município que, segundo dados do IBGE no ano de 2010, estava na ordem 870 Habitações, correspondente a 15.51% das moradias existentes?

Meio Ambiente

Nome Pergunta
Mario de Castro Teremos de fato uma politica ambiental para Municipio de Chapada dis Guimaraes? Quais serão as primeiras açoes emergenciais?
Ricardo Sarmento 1. Que propostas os candidatos têm para apoio aos projetos de aquacultura que estão sendo instalados , para pequenos e grandes produtores,no lago de 2. Quais as propostas para o parque da Quinera e piscina 3 . O aterro sanitário de Chapada possui projeto executivo pronto com todo o licenciamento , desde 2009 , como pretendem viabilizar sua instalação?
Carlos Alberto Eilert Como pensam melhorar as condições de chapada com relação ao meio ambiente já que ninguém respeita: Som alto, Esgoto, O parque da quinta, As invasões próximas a nascentes
Paulo Roberto Bomfim de Jesus A Cidade de Chapada dos Guimarães, tendo sido criada no ano de 1975, distante apenas 40 Km da Capital Cuiabá e com altitude de 350 metros de Altitude, possui em sua constituição geográfica algumas peculiaridades importantes, tendo em seu território a importante Bacia Hidrográfica do Rio Manso que é um dois principais formadores do Rio Cuiabá. No Bairro Pôr do Sol, na Cidade de Chapada, existe um córrego em uma área denominada Parque Municipal da Quineira. O Córrego Quineira é afluente do Córrego Monjolo que, por sua vez, é tributária do Rio Cachoeirinha. Este rio une-se ao Rio Lagoinha dando origem ao Rio Quilombo, que deságua no Rio da Casca, afluente do Rio Manso. O Rio Manso é tributário do Rio Cuiabá que contribui com o Rio Paraguai, principal formador da Bacia do Paraguai, grande responsável por manter o Pantanal. Como o Candidata e/ou Candiato pretende, objetivamente, desenvolver Políticas Públicas na Administração Municipal para possibilitar e prestigiar Projetos de Preservação das nascentes localizadas no Parque Municipal da Quineira e dos mananciais que compõem as Micro-Bacias que abastecem o Rio Cachoeirinha, Rio Lagoinha, Rio Quilombo, Rio da Casca e Rio Manso?
Paulo Roberto Bomfim de Jesus Como o Candidata e/ou Candiato pretende, objetivamente, desenvolver Políticas Públicas na Administração Municipal para possibilitar a imediata implantação de Ações Estruturais visando o efetivo e imediato cumprimento da Lei Municipal nº 1.070 de 16 de Dezembro de 2002?
Felipe Desidério Estivil Bustos Descreva seu programa de governo para o desenvolvimento e proteção ao Meio Ambiente?
Elienai Chapada está dentro de um parque Nacional de Conservação do ambiente do Bioma cerrado. Um dos quesitos de maior fragilidade é a água. Qual o plano dos candidatos para preservar os mananciais principalmente com relação ao uso de agrotóxicos no entorno do município.
Cassia Motta de Aquino O que sabem sobre o funcionamento de um santuário de animais? A opinião que tem sobre o Santuário de Elefantes (que foge do conhecimento até de biólogos e veterinários locais) tem base técnica, pesquisaram o assunto, ou se baseiam apenas em especulações? Vejo muitos eleitores mal informados com opiniões formadas. Os senhores poderiam ajudá-los nisso.
Alberto Krebs Ao se tornarem prefeito, como pensam em minimizar ou solucionar a questão da poluição dos mananciais de água por agrotóxicos, tendo em vista que grandes lavouras estão a 10 km do núcleo urbano e que estes venenos estão relacionados à ocorrência de diversos tipos de cancer?
Domingos Pires Neto Com relação ao gerenciamento de resíduos sólidos, como os candidatos pretendem solucionar os problemas de limpeza urbana e destinação aquequada dos resíduos?
Diogo Savio Ferraz da Costa O município de Chapada dos Guimarães é conhecido mundialmente, pelas belezas naturais, um dos problemas crônicos da cidade a ausência do aterro sanitário, visto que temos um lixão a céu aberto a menos de 3km do centro da cidade o que se torna um vetor importante de doenças, qual é sua proposta para sanar essa deficiência?
Antonio Vraz Spolti Qual a proposta dos candidatos quanto a uma coleta seletiva de lixo, isto é que inclua também coleta de lixo reciclável e que contemple datas precisas para recolhimento?
Antonio Vraz Spolti Há muito Chapada dos Guimarães passa por problemas quanto à captação de água. Até o momento, apesar de ter-se dado início às obras para tal captação, nada de fato ocorreu. Caso não se efetive, na gestão atual, a finalização das obras com distribuição mais equilibrada das águas à população, qual o comprometimento dos candidatos para sanar de fato este problema de fundamental importância...
Geraldo David Gostaria perguntar aos candidato: qual o projeto pra praça central de chapada.
Ronilson Lara Sabemos que já existe Lei municipal que define via unica de transito para os veículos para a rua Dr. Penn Gomes. O candidato (a) eleito executará o cumprimento da legislação em vigor e disponibilizará placas orientativas de trânsito e faixas para travessia de pedestre?
Alessandra Kurchinski Sr. (a) candidato (a), se eleito, pretende desenvolver algum projeto que busque aumentar o limite da área de preservação permanente das nascentes, sobretudo, aquelas localizadas na área urbana do Município (Quineira, Horto e Olho D? Água)?
Gleidson Ribeiro Sr. (a) candidato (a), se eleito, pretende desenvolver que tipo de projeto com vistas ao levantamento de dados estatísticos a fim de subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas afetas ?a qualidade do turismo no Município?
Vera Lucia Rondon O lixo da cidade ainda é armazenado de forma precária, Poderia ser implantada em Chapada coleta coletiva? Isso a curto médio ou longo prazo?
Sara Suely Attlio Caporossi 1- como resolver os problemas ambientais de Chapada 2- Qual seu projeto de ação imediata para recuperação das nascentes de Chapada dos Guimaraes 3-Qual seu plano para resolver o problema do \"lixo\" de chapada
Alexandre Batistella Qual é a sua proposta para conservação e recuperação das nascentes e suas respectivas áreas de recarga localizadas no perímetro urbano de Chapada?
Alexandre Batistella O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e a Área de Proteção Ambiental Estadual da Chapada dos Guimarães, em sua opinião são relevantes economicamente ou não para o município? Qual a sua proposta para auxiliar na implementação destas duas unidades de conservação?
Alexandre Batistella Como você pretende resolver a questão do lixo produzido no município? Existe em sua proposta de governo a previsão de um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS)? Se sim, fale um pouco das estratégias que serão priorizadas para a implantação do mesmo.
Luiz Alberto Esteves Scaloppe Você sabe que o município tem Plano Diretor? Sem ele não se pode governar. Portanto já leu?
Coopchamar O que o candidato a prefeito pretende fazer com o lixão da cidade? E como a próxima gestão irá tratar a questão da coleta de resíduos sólidos e a implantação da coleta seletiva com educação ambiental .
Sisley Gomes Aires Da Silva O candidato se ateve sobre o comprometimento das aguas da Quineira, prla existência de ferros -velhos e habitações sobre os locais onde existem os lençóis de onde originam as aguas desse local de captação?
Paulo Roberto Bomfim Jesus Como o Candidata e/ou Candidato pretende, objetivamente, desenvolver Políticas Públicas na Administração Municipal para possibilitar e prestigiar Projetos de Preservação das nascentes localizadas no Parque Municipal da Quineira e dos mananciais que compõem as Micro-Bacias que abastecem o Rio Cachoeirinha, Rio Lagoinha, Rio Quilombo, Rio da Casca e Rio Manso?
Paulo Roberto Bomfim De Jesus Como a Candidata e/ou Candiato pretende, objetivamente, desenvolver Políticas Públicas na Administração Municipal para possibilitar a imediata implantação de Ações Estruturais visando o efetivo e imediato cumprimento da Lei Municipal nº 1.070 de 16 de Dezembro de 2002?
Paulo Roberto Bomfim De Jesus Como o Candidata e/ou Candiato pretende, objetivamente, desenvolver Políticas Públicas na Administração Municipal para possibilitar a imediata implantação de Ações Estruturais visando o efetivo e imediato cumprimento da Lei Municipal nº 1.462 de 30 de Setembro de 2011 e Lei Municipal nº 1.650 de 16 de Outubro de 2015?

Saúde Pública

Nome Pergunta
Jansiléia Francisca Nogueira Estou morando em Chapada ha 7 meses e estou perplexa com a falta de água na cidade. Tenho caixa d'água no chão e bomba para levar água na caixa que distribui para a casa toda, entretanto, tem dias que não há água nem pra que fica no chão. Além disso, vejo água armazenada de qualquer jeito, servindo de verdadeiros criadouros de mosquito Aeds Aegypti. Quero saber o que os candidatos a prefeito de Chapada dos Guimarães pretendem fazer em relação a esta falta d'agua para a população carente, principalmente?
Heryck Gaby Como garantir o diteiro à saúde para a população com a maquina pública tão endividada?
Carlos Alberto Eilert Como pretendem ativar a upa24 hs? O município vai ficar refem do governo estadual para os repasses?
Felipe Desidério Estivil Bustos Qual a proposta em sua administração para a qualificação da mão de obra em chapada. Possui um projeto continuo que mensure resultados? Objetivamente nos esclareça!
Eduardo da Silva Pedroso Qual é a sua proposta na área da infância e juventude para o nosso município, em que ser tratado que uns do nosso bairro tem uma grande índice de prostituição infantil e consumo de drogas?? E ser o gestor pretende lança no LOA o fundo da infância e juventude já para próximo ano ???
Alberto Krebs O futuro eleito se compromete em implantar uma solução definitiva para acabar com o lixão? Como?
Lenia Oliveira Quais seriam as ações de seu governo para melhorar o atendimento de emergências médicas?
Ronilson Lara Sabendo que a lei de vigilância sanitária é do ano de 1998. Os (a) senhores candidatos (a) a prefeito terá o interesse em atualizar aos dias atuais e aprovar a licença sanitária municipal ? (receita propria municipal)
Antonio Braz Spolti Qual a proposta dos candidatos quanto à melhorias no sistema de saúde visando que a população possa ser atendida sem ter que se deslocar à Cuiabá, isto é, qual a proposta quanto aquisição de equipamentos, profissionais de saúde, UTIs, etc., para que haja um hospital com condições mais adequadas para o atendimento populacional
Geraldo David Sabemos que Chapada tem um problema sério com os caramujos e moscas. Vc tem algum estudo pra resolver ou amenizar essas anormalidades que tanto prejudica a nossa saúde.
Gleidson Ribeiro Sr. (a) candidato (a), se eleito, pretende aumentar o número de Unidades Básicas de Saude, em especial para os atendimentos da população residente nos Bairros Sol Nascente, Vista Alegre e Bela Vista, que atualmente, dependem do atendimento na Unidade de Saúde localizada no Bairro Mirantinho, que, além desses três bairros, supramencionados, ainda atendem aos bairros Olho D? Água, São Sebastião, Altos do Mirante, Mirantinho e Nova Chapada?
Vera Lucia Rondon Como terapeuta gostaria de saber o que pode ser feito para agilizar a implantação de terapias integrativas no sistema único de saúde em Chapada dos Guimarães.
Jean Lucas Teixeira de Carvalho Há muito se percebe que Chapada dos Guimarães não é mais uma cidade bucólica, típica do interior, aprazivel a seus moradores. A violência e o uso de drogas, em especial pelos jovens, contribui em muito para isso. Qual é a proposta do candidato para que nossos jovens não enveredem para esse caminho?
Sandra Valle Qual projeto para melhorar a assistência à saúde tanto da área rural como de gestantes da Chapada dos Guimarães, logo que não existe parto nesse município. Existe também projetos efetivos para efetivar a medicina alternativa no hospital e postos de saúde?
Diogo Savio Ferraz da Costa 1. Há muitos anos á população clama para que a nascer chapadense, sabemos que a casos esporádicos que nascem aqui, ou até mesmo na estrada, qual será a sua proposta para voltar a nascer chapadenses?
Jodemilson da Silva Souza Bom dia gostaria de saber se caso o candidato(a), venha ser eleito qual sera o posicionamento, sobre o futuro do SAAE, tendo em vista que a nova captação de água sera entregue na próxima gestão e que e de conhecimento de todos que a nova captação resolvera o problema de falta de água em nossa cidade porem o novo sistema ira praticamento dobrar o consumo de energia elétrica e com isso o sistema atual sera inviável, gostaria de saber se o candidato vai se preocupar em buscar uma solução sem ter que privatizar ou conceder para iniciativa privada.
Felipe Desidério Estivil Bustos O que sua administração fará para que haja novamente partos em Chapada dos Guimarães MT?
Fabiana E Suzi Qual plano de ação para melhoria do atendimento à saúde publica em geral, bem como manutenção de equipamentos existentes e aquisição de outros para realização de exames especializados (ultrassom, ressonância, etc.) bem como a construção de uma maternidade e UTI para o município, sendo inadmissível a ausência da primeira impedindo registro de natalidade do municipio. Em fim atendimento básico e eficaz à população respeitando o direito social e constitucional de igualdade entre as pessoas.
Fabiana Qual o seu plano para estruturar a rede municipal na prevenção e combate ao uso de drogas no município, bem como tratamento ao usuários e dependentes, introduzindo a temática na educação para conscientização do perigo do uso.
Fernando Belfort Mattos Gostaria de saber qual a proposta dos candidatos em relação a uma politica de castração dos animais domesticos
Ana Adevail Senhores candidatos(a)o que pretendem fazer para solucionar as questões relacionadas á saúde,como:agilidade no atendimento,serviços básicos(ultrassonografia,raio x,etc,bem como atendimento odontológico de qualidade).
Ana Adevail Quais são as propostas para os(as)agentes de saúde comunitária desempenhar com excelência o atendimento aos municípes?
Geovanni Banegas Toda sociedade de Chapada julga a dependência química e o álcoolismo com preconceito como se o município não tivesse esse problema c ente querido. O que vocês pretendem fazer para que todos os adolescentes e adultos que estão sofrendo dessa dependência possam ser devidamente assistidos pela Saúde Municipal.
Amaury Angelo Gonzaga Entendendo que a Atenção Primária em saúde constitui hoje um dos aspectos fundamentais da saúde pública, quais as principais propostas do candidato para, garantir o acesso das pessoas as equipes de saúde da família, garantir o acesso aos exames , medicamentos e atendimento as principais especialidades de cardiologia, psiquiatria, ginecologia, dermatologia, gastroenterologia, pequenas cirurgias, ortopedia, além de ultrassonografia, eletrocardiograma?
Amaury Angelo Gonzaga Entendendo que um dos principais fatores relacionados ao problema de álcool e drogas tem suas raízes na desagragacao familiar, que medidas o candidato proporia para uma gestão com políticas integradas e focadas no cuidado e atenção às famílias? Como integrar essas políticas?
Amaury Angelo Gonzaga Entendendo que na política de saúde brasileira há instituída a política nacional de práticas Integrativas na saúde, como o candidato pretende instituir oficialmente essas práticas no sus de Chapada?
Amaury Angelo Gonzaga Uma das principais reivindicações da população chapadense é a ausência de serviços para o atendimento ao parto. O ministério da saúde, através da Portaria número 11/2015, institui incentivos de financiamento para obras (R$250 mil), equipamentos (R$100 mil) e custeio (R$ 60 mil por mês) dos Centros de Parto Normal, com 3 quartos para atendimento do parto normal para funcionar em 24 horas. O candidato se compromete a implantar o Centro de Parto Normal de Chapada dos Guimarães na sua gestão se for eleito?

Transparência e Controle/Participação Social

Nome Pergunta
Site Chapada Notícia O que os senhores candidatos farão, caso eleito, para melhorar o acesso a informação do Poder Executivo chapadense. Tendo em vista que a imprensa tem enorme dificuldades para agendar entrevistas e ter acessos aos gestores, bem como às informações.
Heryck Gaby Quais os critérios utilizados pelos candidatos para a seleção dos secretários dos ministérios?
Paulo Roberto Bomfim de Jesus Sabendo-se que, atualmente, a Unidade Ministerial da 1º Promotoria de Justiça Cível de Chapada dos Guimarães do Ministério Público do Estado do Mato Grosso, necessitou lançar mão de um Instrumento Especial denominado TAC ? Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta nº 03/2016, com Prefeito de Chapada dos Guimarães, com previsão de Multa Pessoal ao Prefeito, em caso de descumprimento, para se fazer cumprir o que dispõe a LAI ? Lei de Acesso a Informação - Lei Federal nº 12.527/2011, que estabeleceu o Direito Constitucional de acesso às informações públicas, e criou mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades, previsto no inciso XXXIII do caput do Art. 5o, no Inciso II do § 3o do Art. 37 e no § 2o do Art. 216 da Constituição Federal, bem como observando-se o disposto no Decreto Federal nº7.724/1012, que regulamentou a referida Lei Federal; Como a Candidata e/ou Candidato pretende dotar e estruturar a Administração Pública Municipal para dar cumprimento a Legislação, mantendo-se regular e atualizada a disponibilidade das informações?
Felipe Desidério Estivil Bustos O que você entende por transparência administrativa?
Alberto Krebs O futuro eleito aceitaria ter sua gestão pautada e fiscalizada por decisões tomadas nos Conselhos Municipais?
Ronilson Lara Sabendo que a prefeitura emprega um total de 272 pessoas com um impacto na folha de pagamento de R$ 371.167,21. Senhores (a) candidatos (a) a prefeito quando será realizado concurso público?
Rafael Neto o Art. 37 da CF fala sobre os princípios da administração publica. como o candidato vai tratar essa questão caso seja eleito?
Ronilson Lara Aos candidatos a prefeito quem serão os secretariado de governo municipal? E os servidores efetivos terá cargos de chefia e direção como prevê a constituição federal? Ou serão as siglas partidárias?
Felipe Desidério Estivil Bustos A Casa dos Conselhos, importante ferramenta para o controle Social do Município, sempre foi colocada de lado pelos Gestores deste Município. O que será feito em sua gestão para colocar em seu devido lugar e dar visibilidade a Casa dos Conselhos dentro da sua gestão?
Alessandra Kurchinski Sr. (a) candidato (a), considerando que os presidentes de associações de bairros estão em contato permanente com as dificuldades que os bairros enfrentam (ausência de iluminação, ruas esburacadas, etc), se eleito, pretende incentivar/fortalecer as associações de bairros? de que maneira?
Gleidson Ribeiro Sr. (a) candidato (a), considerando a inexistência e/ou inatividade de conselhos municipais essenciais (Conselho da Pessoa com Deficiência, Conselho de Turismo, etc), e que são esses, mecanismos de controle social fundamentais na qualidade da participação social e no desenvolvimento de políticas públicas para o Município, se eleito, como pretende fortalecer os Conselhos Municipais, a começar pela Casa dos Conselhos?
Gleidson Ribeiro Sr. (a) candidato (a), se eleito, pretende desenvolver que tipo de projeto com vistas à aumentar a participação popular, e conseqüentemente, tornar transparentes a formatação do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA)?
Alessandra Kurchinski Sr. (a) candidato (a), se eleito, como pretende solucionar as obras inacabadas, decorrentes de emendas parlamentares (Captação de Água 14 milhões, revitalização da Piscina Pública 500 mil, banheiros públicos 500 mil, etc.)? como dará continuidade a elas, com novas emendas parlamentares? como seria?
Alessandra Kurchinski Sr. (a) candidato (a), em 2015, após a apresentação do Projeto de Musicalização de Violino que atenderia 60 crianças da Escola Municipal Maria Luíza, e obter a aprovação do mesmo, bem como a liberação do valor de 30 mil reais de FURNAS Centrais Elétricas, não foi possível dar continuidade devido a impossibilidade de obtenção da certidão negativa ou certidão positiva com efeito de negativa pelo Município. Como pretende resolver essa situação?
Suely Reindel Fonseca Seria digno de confiança o candidato que assumisse o compromisso de reduzir, ao mínimo, os salários dos secretários, comissionados, vereadores... Não contratasse após eleição... Concursados em cargo de confiança... Vereadores usando veículos da educação e saúde para contato com o povo... Com este gesto nasceria a confiança e o entusiasmo na sociedade... Apoio... ajuda... orientação seria a retribuição da sociedade ao governo... Quem assume este compromisso ? ...
Historiadora Maria Amelia Alves Caro sr(a) candidatos. Os senhores tem conhecimento do acordo entre CHAPADA dos GUIMARÃES e GUIMARAES-PT, ACORDO DE COLABORAÇÃO E AMIZADE, envolvendo trocas de tecnologias, ações na área de educação, saúde, cultura, meio ambiente etc. E que o documento oficial desapareceu, sem que fosse dada à Comunidade chapadense, nem tampouco às autoridades portuguesas, qqr satisfação? Portanto estando Chapada perdendo todo e qqr convênio possivel? Além do constrangimento causado com as autiridades qye aqui estiveram? Se sim, o que pretende fazer a respeito? E como pensa em evitar esse tipo de situação, em que a comunidade nao oarticipa, não é,portanto, respeitada em seus direitos de conhecer os projetos, e deles participar?
Aprodec - Associação Pró Desenvolvimento De Chapada Dos Guiamarães Como enfrentar o reordenamento administrativo da prefeitura, em especial o setor financeiro e jurídico?
Aprodec - Associação Pró Desenvolvimento De Chapada Dos Guiamarães Caso seja eleito(a) qual é o seu plano para aplicar na integra o plano diretor do município?
Marcos De Lima Oliveira O que os senhores candidatos farão, para melhorar, a qualidade do Serviço público municipal? E qual o critério que será usado, para Escolher os secretários, critérios técnicos ou fisiológicos?
Sindicato Dos Servidores PÚblicos Municipais De Chapada Dos GuimarÃes 3.) O atual Estatuto dos Servidores Públicos Municipais foi editado em 1991. O plano de carreira e respectivo lotacionograma dos servidores em geral foi editado em 2006. Os únicos segmentos que possuem planos de carreira específicos são educação e SAAE. Inúmeras leis esparsas foram editadas, concedendo vantagens a segmentos específicos, criando cargos, alterando as normas originais. Ou seja, as leis que tratam dos direitos dos servidores municipais formam uma colcha de retalhos. Encontram-se todas defasadas e necessitando reestruturação. O(A) candidato(a) conhece essa legislação? Quais as propostas concretas para promover a valorização dos servidores públicos municipais e reestruturar a legislação atual?
Paulo Roberto Bomfim De Jesus Participação / Controle Social: FETHAB Como a Candidata e/ou Candiato pretende, objetivamente, desenvolver Políticas Públicas na Administração Municipal para possibilitar o imediato cumprimento do Artigo 2º? Alínea-I do Decreto Municipal nº 53 que diz; COMPETE AO CONSELHO DO FETHAB: APRECIAR, PROPOR, APROVAR ANTECIPADAMENTE AS OBRAS PÚBLICAS ESTRUTURANTES PARA A POLÍTICA DE APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO FETHAB?
Paulo Roberto Bomfim De Jesus A instituição pelo MP da portaria 25 de 19 de abril de 2015, que criou o fórum permanente de controle social de chapada dos guimarães, significa dar um passo à frente na tentativa de, através da reestruturação dos conselhos municipais, estabelecer uma efetiva participação social nas descisões do Poder Público Municipal, tanto no executivo como no legislativo. Como a Candidata e/ou Candiato pretende, objetivamente, desenvolver Políticas Públicas na Administração Municipal para possibilitar a imediata implantação de Ações Estruturais, dotando a Administração Pública Municipal com condições de cumprir a imediata EFETIVAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL por parte de todos os vivem na NOSSA CIDADE?
Jean Lucas Teixeira De Carvalho Na região da Água Branca, estão assentadas mais de 55 famílias, onde se servem para diminuir a distância da cidade de uma balsa para atravessar o rio da casca, que ali mede aproximadamente uns 250 metros de margem a margem. Sem essa balsa, a distância daquela localidade até a cidade de chapada dos Guimarães aumenta de forma significativa em mais 40 quilômetros, num total de 100 quilômetros de percurso só de ida. Pela balsa a distância é de 60 quilômetros. Ocorre que a balsa só funciona em horários específicos e até as 17h00min do dia, isso quando não está parada por algum motivo, como por exemplo, nos últimos dias, ficou inoperante por mais de 30 dias. Qual seria a proposta do candidato para solucionar esse problema para aquela localidade? É crível essa proposta?
Paulo Roberto Bomfim De Jesus Como a Candidata e/ou Candiato pretende, objetivamente, desenvolver Políticas Públicas na Administração Municipal para possibilitar a imediata implantação de Ações Estruturais visando o efetivo e imediato cumprimento da Lei Federal Complementar nº 131 de 27 de Maio de 2009 e Decreto Federal nº 7.185 de 27 de Maio de 2010 e Lei Complementar Municipal 043/2010?
Paulo Roberto Bomfim De Jesus Como a Candidata e/ou Candiato pretende, objetivamente, desenvolver Políticas Públicas na Administração Municipal para possibilitar a imediata implantação de Ações Estruturais, dotar a Administração Pública Municipal com condições de operacionalização, visando o efetivo e imediato cumprimento da RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 25 de 18 de Setembro de 2012 do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso?

Respostas dos candidatos nos debates



Perguntas feitas pelo Moderador - 1º Debate - 09/09/2016

MEIO AMBIENTE

Licenciamento Ambiental Municipal: O Ministério Público em Chapada dos Guimarães instaurou um inquérito civil para apurar a inércia do Município em chamar para si a responsabilidade pelo licenciamento ambiental municipal. Há inúmeras vantagens na implementação do licenciamento, como: a) maior rapidez na análise da licença diminuindo o tempo de espera do empreendedor; b) aumento na arrecadação de receitas; c) destravamento do desenvolvimento sustentável. Contudo, para que o município possa avocar para si tal responsabilidade é necessário: a) existência e funcionamento do Conselho Municipal de Meio Ambiente; b) do fundo de meio ambiente; c) de um órgão ambiental capacitado com quadro de profissionais; d) normas ambientais municipais regulamentadoras das atividades de licenciamento, fiscalização e gestão ambiental. Chapada dos Guimarães atualmente não cumpre com todos os requisitos. O que o(a) senhor(a) pensa sobre o tema? O(a) senhor(a) compromete-se em implementar, de fato e de direito, o licenciamento ambiental municipal?

Como respondeu Thelma de Oliveira

Incentivo Fiscal e Tributário à Práticas Sustentáveis: Chapada dos Guimarães é privilegiada quanto à sua beleza natural. Referida beleza, no entanto, é constantemente desafiada pelo desenvolvimento desordenado da cidade. A implantação de loteamentos irregulares em cabeceiras de captação de água ou próximas às nascentes é um problema real. Não há, ainda, um plano de saneamento básico adequado que preveja, por exemplo, o escoamento correto das águas das chuvas ou a separação e destinação adequada de resíduos sólidos. Porém, é possível estimular e incentivar as pessoas a práticas sustentáveis através de incentivos fiscais e tributários como descontos no IPTU para o quem implantar sistema de coleta de água de chuva, reaproveitar a energia solar ou separar seu lixo reciclável. Dentro deste contexto, o que o candidato(a) pensa sobre a implantação, de fato e de direito, de uma política de incentivos fiscais e tributários para práticas sustentáveis? O candidato(a) tem alguma proposta sobre o tema?

Como respondeu Sidnei Varanis

Implantação de fato e de direito da Política Nacional de Resíduos Sólidos: O tema de resíduos sólidos ganhou destaque nacional há alguns meses quando se esgotou o prazo legal para que os municípios adequassem seus lixões à céu aberto. Em Chapada dos Guimarães o tema não é novo. No Ministério Público e na Justiça existem inquéritos e ações judiciais sobre o tema. Apesar disto, a realidade nos evidencia o desrespeito total à Lei. O lixão continua lixão. A implantação da coleta seletiva do lixo reciclável é tímida. Não há estímulos para a compostagem caseira dos alimentos ou o aproveitamento dos resíduos da construção civil para a feitura de blocos reciclados que poderiam ser utilizados para a construção de casas populares, creches ou escolas. Porém, o problema é menos de lei e mais da compreensão que o gestor tem sobre o tema. Sendo assim, o que de fato o candidato(a) sabe sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e, qual é o seu compromisso em implementá-la na prática?

Como respondeu Didi da Pousada

ICMS Ecológico: A importância de se preservar o meio ambiente também faz bem para a saúde financeira do município. Refiro-me ao ICMS Ecológico. Entre os anos de 2012 à 2014 o município arrecadou um total de R$ 2.140.375,69 com seu principal tributo, o IPTU. Nos mesmos anos, de ICMS Ecológico, o município recebeu o valor de R$ 1.371.120,57, equivalente à 64% da receita do IPTU. Em 2016 serão meio milhão de ICMS Ecológico. Está em vigor a Lei Municipal n. 1.013 que destina 35% do ICMS Ecológico às questões ambientais. Se aplicada, poderia financiar a implantação do licenciamento ambiental municipal, dos parques municipais, a estruturação da Secretaria de Meio Ambiente, dentre outras. Diante disto, o senhor(a) se compromete a cumprir esta Lei Municipal e, quiça, melhorá-la, através do debate democrático com o Conselho de Meio Ambiente?

Como respondeu Gilberto Melo

TRANSPARÊNCIA E CONTROLE/PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Conselhos Municipais: atualmente no município de Chapada dos Guimarães existem, criados por Lei, 24 Conselhos Municipais. A maioria só no papel. Por ser um município pequeno é natural que os membros da sociedade civil e do governo façam parte de mais de um conselho. É possível e talvez até desejável, a fusão ou união de certos conselhos para melhorar sua eficiência. Porém, a maior dificuldade no funcionamento dos Conselhos é a visão distorcida e preconceituosa que alguns gestores públicos fazem do papel constitucional dos mesmos. Assim, pergunta-se ao(à) candidato(a): O que o(a) senhor(a) pensa, claramente, sobre o papel dos conselhos municipais na divisão de poder e responsabilidades na definição das políticas públicas setoriais? Que proposta(s) tem para aumentar a eficiência dos Conselhos e melhorar sua estruturação?

Como respondeu Sidnei Varanis Como comentou Thelma de Oliveira

Sabatina dos indicados à Secretariado pelo Conselho Municipal da área: Considerando que o poder emana do povo que o exerce de duas maneiras: indiretamente por eleições, e diretamente, através, por exemplo, da participação nos Conselhos Municipais, o(a) senhor(a) veria como uma boa prática administrativa a sabatina/recomendação dos indicados aos cargos de Secretários Municipais pelos respectivos Conselhos Municipais? Por exemplo, a sabatina/recomendação pelo Conselho Municipal de Saúde do indicado à Secretário Municipal de Saúde? O(a) senhor(a) enviaria um projeto de lei à Câmara Municipal para regulamentar o assunto?

Como respondeu Didi da Pousada Como comentou Sidnei Varanis

Transparência Administrativa: Falar de transparência na administração pública é falar de combate à corrupção. Vivemos em uma era cada vez mais tecnológica e integrada. Nosso país atravessa um interessante cenário de combate à corrupção onde o Ministério Público ao lado da população tem apontado alguns desvios. Chapada dos Guimarães ocupa apenas a posição de número 53, de um total de 141 municípios em Mato Grosso, no ranking de transparência do Ministério Público Federal divulgado em junho deste ano. Porém, para além de cumprir-se com as Leis Federais, imagina-se a implantação de ferramentas capazes de garantir a transparência pública, como, por exemplo, o cadastramento dos cidadãos que desejassem receber em seus e-mails (via sistema push) qualquer informação sobre receitas ou despesas públicas, licitações e contratos administrativos. Qual é o vosso compromisso com a Transparência Administrativa e que propostas têm?

Como respondeu Gilberto de Melo Como comentou Sidnei Varanis

Declaração de Bens e Transparência dos Salários: um dos sinais exteriores da corrupção e, logo, da falta de transparência na administração é o aumento desproporcional e sem justa causa do patrimônio do agente público. A Lei de Improbidade Administrativa determina a obrigatoriedade de se realizar, anualmente, a declaração de bens de todos os agentes públicos. Para que se possa ter transparência e fiscalização pelos cidadãos mister que as remunerações estejam disponíveis na internet. Ressalte-se que sobre o tema o STF já se pronunciou pela constitucionalidade. O(a) senhor(a) compromete-se em divulgar, na internet, o registro de nomes de todos os servidores públicos, contratados e comissionais, ocupantes de cargo de confiança e dos valores de seus salários, gratificações e demais benefícios por eles percebidos? O(a) senhor(a) se compromete em exigir a declaração anual de bens por parte de todos os agentes públicos de Chapada dos Guimarães?

Como respondeu Thelma de Oliveira Como comentou Didi da Pousada

FINANÇAS PÚBLICAS

Eficiência na arrecadação de receita própria: Recente pesquisa publicada pelo jornal Folha de São Paulo com o Datafolha elaborou o ranking de eficiência dos Municípios brasileiros sendo que Chapada ocupa a 31ª posição em Mato Grosso e foi dado como pouco eficiente. Chama a atenção a dependência do município das transferências correntes. Ou seja, o município possui uma arrecadação própria muito baixa o que dificulta a execução das políticas públicas. Para exemplificar, na execução orçamentária de 2015, somente 8% eram provenientes de receitas próprias, repito, 8%. Ou seja, é como se administrássemos nossa casa com R$ 100,00, sendo que somente R$ 8,00 fosse do nosso próprio bolso, sendo o restante, R$ 92,00 vindos de vizinhos. O que o(a) candidato(a) fará, objetivamente, para melhorar a arrecadação própria do município?

Como respondeu Sidnei Varanis

Despesas com contratados/comissionados: Segundo dados, o último concurso público realizado no município ocorreu no ano de 2010, ou seja, são 6 anos sem concurso. Para suprir tal omissão as gestões passadas, inclusive a atual, contratou um número significativo de pessoas de forma temporária. As contas de 2014 relevam gastos de mais de R$ 3 milhões de reais com contratos temporários. Isso não foi suficiente para suprir a demanda do serviço público porque somente de 2015 para cá, o município gastará o equivalente à mais de um milhão e meio com contratos de consultorias. O(a) senhor(a) realizará concurso público em sua gestão para preenchimento dos diversos cargos vagos e, ainda, para os necessários à consecução do serviço público? O(a) senhor(a) reduzirá o quadro de cargos comissionados e contratados temporariamente ou continuará com a política do cabide de empregos?

Como respondeu Gilberto de Melo

Indicador de Gestão Fiscal do Município de Chapada dos Guimarães: O Tribunal de Contas desenvolveu o Indicador de Gestão Fiscal dos Municípios cujo objetivo é estimular a cultura da responsabilidade administrativa. O indicador é composto por 6 índices. O ranking de Chapada releva uma enorme preocupação e uma triste realidade: desde os anos de 2011 à 2014 o município está literalmente entre os últimos colocados, ou seja, com péssimo Índice de Gestão Fiscal. Considerando este quadro, o que o(a) senhor(a) fará, de concreto, para melhorar tais índices que são Receita Tributária Própria; Despesa com Pessoal; Liquidez; Investimentos; Custo da Dívida; e Resultado Orçamentário do Regime de Previdência?

Como respondeu Didi da Pousada

Renúncias de Receita e Programas de Incentivos Fiscais: Está em vigor a Lei Municipal n. 054/12 que criou o programa de desenvolvimento econômico e social para atração de empreendimentos concedendo incentivos fiscais às empresas participantes. Passados 4 anos somente um empreendimento foi beneficiado pela Lei, qual seja, o MALUÍ, agora MALAI, através do Decreto Municipal n. 080/12. Previu-se, para este empreendimento, a isenção total (100%) dos seguintes tributos: IPTU, ITBI, ISSQN e das taxas e emolumentos administrativos pelo período de 10 (dez) anos, ou seja, até 2022. Dentro deste contexto, pergunto ao(à) candidato(a): O que o(a) senhor(a) pensa sobre os programas de incentivos fiscais e desenvolvimento econômico que representam renúncias de receitas? O senhor continuará com esta política ou tem outra proposta? Qual?

Como respondeu Thelma de Oliveira


Perguntas Sorteadas da População - 1º Debate - 09/09/2016

Cassia Motta de Aquino

O que sabem sobre o funcionamento de um santuário de animais? A opinião que tem sobre o Santuário de Elefantes (que foge do conhecimento até de biólogos e veterinários locais) tem base técnica, pesquisaram o assunto, ou se baseiam apenas em especulações? Vejo muitos eleitores mal informados com opiniões formadas. Os senhores poderiam ajudá-los nisso.

Como respondeu Sidnei Varanis Como comentou Didi da Pousada

Elienai

Chapada está dentro de um parque Nacional de Conservação do ambiente do Bioma cerrado. Um dos quesitos de maior fragilidade é a água. Qual o plano dos candidatos para preservar os mananciais principalmente com relação ao uso de agrotóxicos no entorno do município.

Como respondeu Thelma de Oliveira Como comentou Gilberto Melo

Diogo Savio Ferraz da Costa

O município de Chapada dos Guimarães é conhecido mundialmente, pelas belezas naturais, um dos problemas crônicos da cidade a ausência do aterro sanitário, visto que temos um lixão a céu aberto a menos de 3km do centro da cidade o que se torna um vetor importante de doenças, qual é sua proposta para sanar essa deficiência?

Como respondeu Gilberto Melo Como comentou Thelma de Oliveira

Sara Suely Attílio Caporossi

Qual seu plano para resolver o problema do "lixo" de chapada.

Como respondeu Didi da Pousada Como comentou Sidnei Varanis


Perguntas feitas pelo Moderador - 2º Debate - 17/09/2016

EDUCAÇÃO

Valorização do Magistério: Hoje, se sou promotor de justiça, devo às inúmeras professoras e professores que me guiaram e incentivaram ao estudo. Sou grato à todas elas. Não há como falar em educação de qualidade sem a valorização deste profissional. Hoje, segundo o Ministério da Educação, o piso salarial nacional está em R$ 1.601,73 para quem possui formação de nível médio em jornada de 30 horas. Chapada está respeitando o piso. O(a) senhor(a), se eleito(a), continuará a cumprir com o piso salarial nacional ou tem outra proposta que valorizará ainda mais os profissionais da educação? Como efetivará tal proposta?

Como respondeu Didi da Pousada

Merenda Escolar Orgânica: No Paraná, entre os anos de 2003 à 2006, o governo estadual desenvolveu um programa ambicioso e premiado: a merenda escolar orgânica. A finalidade era estimular os agricultores à cultura do plantio orgânico, sem agrotóxicos, e, em contrapartida, o Estado garantia a compra da produção orgânica para abastecer as escolas públicas. O programa foi um sucesso com o aumento da produção de orgânicos, sem uso de agrotóxicos, o que também provocou um aumento na qualidade da merenda escolar e na saúde dos alunos. Todos saíram ganhando. O exemplo foi reproduzido Brasil afora. O(a) senhor(a) tem alguma proposta para melhorar a qualidade da merenda escolar, livrando-a do uso de produtos que contenham agrotóxicos?

Como respondeu Sidnei Varanis

Plano Municipal de Educação: Em 2014 o Congresso Nacional aprovou o Plano Nacional de Educação, através da Lei Federal n. 13.005, atendendo à exigência da Constituição Federal. Em Chapada, a Lei Municipal n. 1.643/2015 instituiu o Plano Municipal de Educação que fixou 20 metas para serem cumpridas até 2025. Dentre as metas está a de criar um Fórum Permanente para avaliação e monitoramento do cumprimento das metas do plano. O(a) senhor(a) conhece o Plano Municipal de Educação de Chapada dos Guimarães? Como pretende efetivá-lo ou implantá-lo? Compromete-se, ainda, a criar o Fórum Permanente no ano de 2017?

Como respondeu Thelma de Oliveira

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB: A responsabilidade pela educação básica, no ensino infantil e fundamental, é do município e, para que a população possa saber como está a qualidade deste ensino criou-se, em 2007, o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica que dá uma nota de 0 a 10 às turmas da 4ª série ao 9º ano. A meta nacional é que toda rede pública atinja a nota 6 em 2022. Chapada registra uma tímida melhora em sua nota nos últimos anos mas, em 2015, atingiu somente a nota 4,8. O que o(a) senhor(a) pretende fazer, objetivamente, para atingir ou ultrapassar a nota mínima de 6 (seis) pontos ainda dentro de seu governo, ou seja, até 2020?

Como respondeu Gilberto Mello

SAÚDE

Política sobre Drogas: Feitas para provocar dependência em quem as usa, as drogas lícitas e ilícitas estão presentes de uma maneira muito forte nas famílias chapadenses. O número de jovens usuários é cada vez maior, assim como maior é o número de famílias que são destruídas por elas. Os efeitos negativos da droga também atingem a saúde pública. Infelizmente, o município não está preparado de forma adequada para prevenir e tratar seus moradores. Os PSF's não cumprem com a obrigação legal de elaborar o projeto terapêutico individualizado para os usuários que os procuram; não há pesquisas ou indicadores do número de usuários; não há campanhas ou capacitações sistemáticas e permanentes sobre as drogas. Qual é a sua proposta para prevenção e tratamento dos usuários de drogas em Chapada dos Guimarães?

Como respondeu Thelma de Oliveira

Regulação de Consultas e Exames: Chapada dos Guimarães não dispõe de muitos atendimentos médicos especializados, bem como, realização de exames. Falta transparência e informação na regulação de consultas e exames. Isso obriga o cidadão a aguardar a sua vez sem saber qual é o seu lugar na fila de espera e qual será o tempo estimado para sua consulta ou procedimento. A incerteza, muitas vezes, o obriga a ter que gastar o que não tem para ser atendido no particular. Uma solução possível seria o serviço de regulação atribuir ao usuário um código, uma senha e um login para que pudesse saber, pela internet, seu lugar na fila e o tempo estimado para seu atendimento. Existem outras soluções. Qual é a sua proposta de solução para dar transparência e informação à regulação de consultas e exames?

Como respondeu Sidnei Varanis

Prevenção de doenças através de incentivo a hábitos de vida saudáveis. Segundo o Datasus 4 causas são responsáveis por 70% de todas as mortes em Chapada. São elas: 1. Problemas do aparelho circulatório (infartos, derrames, pressão alta); 2. causas externas como acidentes e violências; 3. câncer; 4. doenças do aparelho respiratório. As mortes estão relacionadas ao estilo de vida moderno com péssimos hábitos alimentares, pouca atividade física, stress contínuo, sono e repouso não valorizados. São gastos milhões de reais com medicações, quimioterapias, cirurgias e internamentos hospitalares. O enfoque mais eficiente deve ser a prevenção. É necessário educar para a saúde: hábitos alimentares mais saudáveis; locais para atividade física com orientação de profissionais; incentivo ao lazer com a criação e manutenção de áreas verdes. Se eleito, como pretende investir na área de prevenção de doenças e mortalidade?

Como respondeu Didi da Pousada

Dengue, Zika e o cuidado ambiental. O Ministério da Saúde informa que até 20/08 deste ano, em Mato Grosso, foram confirmados 45 casos de microcefalia ou danos neurológicos causados pelo vírus Zika e outros 111 casos ainda permanecem em investigação. [http://combateaedes.saude.gov.br/images/sala-de-situacao/informe_microcefalia_epidemiologico40.pdf ] O combate ao Aedes aegypti é uma das prioridades da saúde brasileira. O mosquito se desenvolve em locais sujos, com lixo acumulado, em terrenos e construções abandonadas. Chapada possui centenas de casas de veraneio. Eliminar os focos e criadouros do mosquito significa literalmente limpar a Cidade. O combate ao mosquito irá melhor a qualidade de vida e moradia dos cidadãos além de trazer efeitos positivos na área econômica, considerando-se a vocação do turismo ambiental da cidade. Se eleito, quais serão as medidas que sua administração tomará no enfrentamento deste problema de saúde pública?

Como respondeu Gilberto Mello

HABITAÇÃO

Plano Diretor Municipal: O Plano Diretor Municipal é uma das principais normas para a efetivação da política urbana municipal. Diversos instrumentos nele previsto, em consonância com o Estatuto da Cidade, não estão sendo aplicados, ou o estão de forma muito tímida, em Chapada dos Guimarães. Dá-se como exemplo o IPTU progressivo, contribuição de melhoria, regularização fundiária, dentre outros. Manda a lei que a cada 10 anos o plano diretor seja revisto. Em Chapada ele foi instituído pela Lei Complementar 043/2010. Assim, pergunta-se: O(a) senhor(a) conhece o atual Plano Diretor de Chapada? Como pretende implementá-lo na prática? Compromete-se à montar uma equipe para proceder à revisão democrática do mesmo em 2020, último ano de sua gestão?

Como respondeu Gilberto Mello Como comentou Didi da Pousada

Invasões e grilos: Dados históricos apontam para uma cultura de invasão de lotes públicos nos anos de eleições municipais em Chapada. Foi assim que na eleição de 2012 inúmeras áreas públicas foram invadidas. Nesta eleição não foi diferente. A invasão de área pública, além de ilegal, traz sérios problemas para o município: aumenta-se o número de ligações clandestinas de água, luz e o lixo gerado não é recolhido de forma adequada. Há, ainda, a lesão ao patrimônio público, ao meio ambiente e ao planejamento do município. As invasões desestimulam as pessoas honestas que aguardam por um programa habitacional público. Sabe-se que tal prática tem por escopo “amolecer” os candidatos e os gestores para que nada façam para evitar ou coibir tais práticas. Qual é a sua postura, como candidato(a) e, como será, se eleito(a), para com as invasões ilegais de áreas públicas municipais?

Como respondeu Sidnei Varanis Como comentou Gilberto Mello

Moradia Social: Se, por um lado, as invasões ilegais de áreas públicas em Chapada ocorreram, por outro, sabe-se que desde a entrega das casas do bairro Vista Alegre, em 2010, o município não desenvolve um programa sério de habitação social com a entrega de moradia para as famílias que se encaixem no perfil de vulnerabilidade. São seis anos de limbo. Há muitos modelos de programas habitacionais e o que predomina é a construção de casas muito pequenas em que um casal com dois filhos mal tem espaço para ficarem. Se eleito, o senhor pretende concretizar, dentro de seu governo, algum programa habitacional? Em que moldes e com que verba?

Como respondeu Thelma de Oliveira Como comentou Sidnei Varanis

Construções Sustentáveis: O Estatuto da Cidade, Lei Federal, estabelece como uma das diretrizes gerais da política urbana o estímulo à utilização, no parcelamento do solo e nas edificações urbanas, de sistemas operacionais, padrões construtivos e aportes tecnológicos que objetivem a redução dos impactos ambientais e a economia de recursos naturais. Este estímulo, ainda segundo o Estatuto, poderia se dar pela adoção de benefícios e incentivos fiscais e financeiros. Telhados verdes, reaproveitamento da água da chuva e painéis solares são exemplos. Se eleito(a), o(a) senhor(a) estimulará de que forma as construções sustentáveis?

Como respondeu Didi da Pousada Como comentou Thelma de Oliveira


Perguntas Sorteadas da População - 2º Debate - 17/09/2016

Ana Adevail

Quais são as propostas para os(as)agentes de saúde comunitária desempenhar com excelência o atendimento aos municípes?

Como respondeu Didi da Pousada Como comentou Thelma de Oliveira

Fernando Belfort Mattos

Gostaria de saber qual a proposta dos candidatos em relação a uma politica de castração dos animais domesticos

Como respondeu Thelma de Oliveira Como comentou Sidnei Varanis

Jodemilson da Silva Souza

Bom dia gostaria de saber se caso o candidato(a), venha ser eleito qual sera o posicionamento, sobre o futuro do SAAE, tendo em vista que a nova captação de água sera entregue na próxima gestão e que e de conhecimento de todos que a nova captação resolvera o problema de falta de água em nossa cidade porem o novo sistema ira praticamento dobrar o consumo de energia elétrica e com isso o sistema atual sera inviável, gostaria de saber se o candidato vai se preocupar em buscar uma solução sem ter que privatizar ou conceder para iniciativa privada.

Como respondeu Gilberto Mello Como comentou Didi da Pousada

Felipe Desidério Estivil Bustos

Você acredita que Chapada dos Guimarães terá novamente maternidade na sua administração?

Como respondeu Sidnei Varanis Como comentou Gilberto Mello


Perguntas feitas pelo Moderador - 3º Debate - 23/09/2016

Meio Ambiente

A zona rural de Chapada dos Guimarães é de uma beleza impressionante. Há sítios arqueológicos; há áreas de importância histórica e geológica. Um potencial ainda timidamente aproveitado, por exemplo, pelo turismo sustentável. Como o senhor pretende compatibilizar o meio ambiente com o desenvolvimento econômico da zona rural?

Como respondeu Thelma de Oliveira Como comentou Sidnei Varanis

Uma das obrigações de todo proprietário ou possuidor rural é o de registrar e regularizar as Reservas Legais de acordo com o Código Florestal. O senhor tem alguma proposta concreta para incentivar e auxiliar os moradores da zona rural a regularizarem suas reservas legais?

Como respondeu Didi da Pousada Como comentou Thelma de Oliveira

(Geoparque) Qual é a sua avaliação em relação à importância de se criar, no município, unidades de conservação que possam preservar e regrar o uso dos recursos naturais? O senhor está a par das discussões do Geoparque? Sabe qual poderia ser a importância dele para a zona rural de Chapada dos Guimarães?

Como respondeu Gilberto Mello Como comentou Didi da Pousada

Um dos principais pontos turísticos de Chapada dos Guimarães é o seu Parque Nacional. Segundo informações do ICMBio, em média 125 mil pessoas visitam o parque por ano. Porém, a manutenção da estrutura e as relações com os moradores de Chapada dos Guimarães sempre foram pautadas na falta de informações e críticas em razão de algumas restrições. Como o(a) senhor(a), se eleito(a), pretende se relacionar com esta importantíssima unidade de conservação? Como o Município, através da Prefeitura, poderia atuar em parceria com o Parque Nacional?

Como respondeu Sidnei Varanis Como comentou Gilberto Mello

Educação

Evasão Escolar: A evasão escolar, especialmente na zona rural, é uma triste realidade. As dificuldades no transporte, as exigências familiares para o trabalho, as deficiências das estruturas das escolas: desde a merenda escolar até a falta de acessibilidade, são causas para o abandono escolar. Os alunos do campo, comparados com os da cidade, saem perdendo neste tema. Qual é a sua proposta para acabar com a evasão escolar na zona rural?

Como respondeu Thelma de Oliveira Como comentou Gilberto Mello

Transporte Escolar: De nada adianta inaugurar uma escola nova ou reformada se nela os alunos não puderem chegar com conforto e segurança. O transporte escolar na zona rural, mais que na zona urbana, é fundamental para o sucesso da educação. Pudemos observar na reportagem feita pela equipe de imprensa do MPMT inúmeras dificuldades no transporte escolar. Conhece as linhas do transporte escolar e a quantidade de ônibus disponíveis para o transporte? Como o(a) senhor(a) pretende resolver estes problemas e fornecer um transporte escolar de qualidade e segurança?

Como respondeu Gilberto Mello Como comentou Didi da Pousada

Para Sidnei Varanis (plano de governo): Ao ler vosso plano de governo protocolado junto à Justiça Eleitoral e disponível à qualquer eleitor na internet notei que o senhor não faz menção, nas diretrizes para a Educação, de uma política voltada aos alunos portadores de alguma deficiência. O senhor tem alguma proposta concreta para a educação e inclusão destas pessoas?

Como respondeu Sidnei Varanis Como comentou Thelma de Oliveira

Merenda escolar: Tudo na zona rural é diferente em relação à cidade. Aqui, em razão das distâncias e dificuldade no transporte escolar, os alunos são obrigados a acordar muito cedo, sendo que chegam tarde em casa. Fornecer uma alimentação suficiente e com qualidade aos alunos é prioridade para garantir a frequência escolar. Qual é a sua proposta para evitar que falte merenda escolar com qualidade na mesa dos alunos?

Como respondeu Didi da Pousada Como comentou Sidnei Varanis


Perguntas Sorteadas da População - 3º Debate - 23/09/2016

Desenvolvimento Econômico

Felipe Desidério Estivil Bustos

Um certo "prefeito, em 2006, reuniu vários Artesãos e Artesãs do Município, apresentando um Projeto que seria a solução definitiva para a geração de trabalho e renda para centenas de profissionais da classe ( claro, que não aconteceu ), qual sua proposta para a classe de Artesãos e Artesãs?

Como respondeu Gilberto Mello Como comentou Didi da Pousada

Fernando Belfort Mattos

Gostaria de saber dos candidatos qual o projeto em relação ao transporte publico em Chapada dos Guimarães.

Como Didi da Pousada Como comentou Thelma de Oliveira

Sandra Valle

Qual a proposta para teazer para o município o desenvolvimento econômico, levando em consideração que o municipio não comporta industrias. Qual é a proposta, de forma objetiva e precisa.

Como respondeu Thelma de Oliveira Como comentou Sidnei Varanis

Jean Lucas Teixeira De Carvalho

Na região da Água Branca, estão assentadas mais de 55 famílias, onde se servem para diminuir a distância da cidade de uma balsa para atravessar o rio da casca, que ali mede aproximadamente uns 250 metros de margem a margem. Sem essa balsa, a distância daquela localidade até a cidade de chapada dos Guimarães aumenta de forma significativa em mais 40 quilômetros, num total de 100 quilômetros de percurso só de ida. Pela balsa a distância é de 60 quilômetros. Ocorre que a balsa só funciona em horários específicos e até as 17h00min do dia, isso quando não está parada por algum motivo, como por exemplo, nos últimos dias, ficou inoperante por mais de 30 dias. Qual seria a proposta do candidato para solucionar esse problema para aquela localidade? É crível essa proposta?

Como respondeu Sidnei Varanis Como comentou Gilberto Mello

Saúde Pública

Heryck Gaby

Como garantir o diteiro à saúde para a população com a maquina pública tão endividada?

Como respondeu Didi da Pousada Como comentou Gilberto Mello

Fabiana

Qual o seu plano para estruturar a rede municipal na prevenção e combate ao uso de drogas no município, bem como tratamento ao usuários e dependentes, introduzindo a temática na educação para conscientização do perigo do uso.

Como respondeu Gilberto Mello Como comentou Sidnei Varanis

Felipe Desidério Estivil Bustos

O que sua administração fará para que haja novamente partos em Chapada dos Guimarães MT?

Como respondeu Sidnei Varanis Como comentou Thelma de Oliveira

Sandra Valle

Qual projeto para melhorar a assistência à saúde tanto da área rural como de gestantes da Chapada dos Guimarães, logo que não existe parto nesse município. Existe também projetos efetivos para efetivar a medicina alternativa no hospital e postos de saúde?

Como respondeu Thelma de Oliveira Como comentou Didi da Pousada