Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

DRONE

Água para o Futuro inova com fotografias em 360° para mapear nascentes

por ANA LUÍZA ANACHE

sexta-feira, 30 de abril de 2021, 15h23


O Ministério Público do Estado de Mato Grosso investiu em mais uma ferramenta tecnológica a ser utilizada na defesa das nascentes pelo projeto Água Para o Futuro. Trata-se da utilização de fotografias em 360º (veja um exemplo aqui), que capturam de tudo ao redor da cena e, consequentemente, oferecem um panorama completo do local por todos os ângulos e direções. As imagens são obtidas por meio de drone e de uma câmera especial.    

“Essas fotografias permitem demonstrar a atual situação das áreas de todo o entorno das nascentes. Um recurso inovador para a proteção dos nossos recursos hídricos”, explica o promotor de Justiça coordenador da iniciativa, Marcelo Caetano Vacchiano, enfatizando que inicialmente a ferramenta está disponível para Cuiabá, mas que a ideia é expandir para todas as localidades atendidas pelo projeto.   

O biólogo e coordenador técnico-científico do projeto, Abílio José Ferraz de Moraes, explica que as imagens em 360° são inseridas nos relatórios técnicos por meio de um Código QR (código de barras bidimensional). “Assim, o leitor tem a possibilidade de literalmente voar sobre a área em questão, pois a perspectiva é muito mais realista do espaço”, destaca. Segundo Abílio, o próximo passo é produzir vídeos em 360º.    

O projeto - O Água Para o Futuro é uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, executada em conjunto com o Instituto Ação Verde e a Universidade Federal de Mato Grosso, com parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Prefeitura de Cuiabá e concessionária Águas Cuiabá. 

O projeto busca garantir a segurança hídrica e o abastecimento de água potável por meio da identificação, preservação e recuperação de nascentes. Assim, possui uma equipe técnica formada por geólogos, hidrogeólogos, engenheiros florestais, engenheiros sanitaristas, biólogos, especialistas em sensoriamento remoto, entre outros profissionais. Conheça mais aqui.
 

 

 

 

 

 

arquivo(s) anexado(s)

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo