Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

SOLENIDADE CONCORRIDA

Lideranças nacionais prestigiam cerimônia de posse do MPMT

por ASSESSORIA

sexta-feira, 07 de fevereiro de 2025, 17h05

Ouça:

Imagem com simbolo de Libras

Representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, de órgãos autônomos e lideranças do Ministério Público brasileiro participaram nesta sexta-feira (7) da solenidade de posse integrada do novo procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Rodrigo Fonseca Costa, do corregedor-geral João Augusto Veras Gadelha e do Conselho Superior do Ministério Público de Mato Grosso. Procuradores-gerais de Justiça de Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins prestigiaram a cerimônia. O evento, realizado no auditório das Promotorias de Justiça de Cuiabá, reuniu aproximadamente 700 pessoas.


Durante a solenidade, o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Paulo Cezar dos Passos, destacou que o MPMT “é um exemplo para o Ministério Público Brasileiro, sendo capaz de dar vazão a todas as demandas que lhe são encaminhadas. E são muitas demandas, mas é capaz de dar respostas adequadas à sociedade, sendo um celeiro de homens e mulheres que inspiram tantos outros, pois se trata de uma instituição que é exemplo de unidade e liderança nacional”.

 

Em seguida, destacou as credenciais do novo procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Rodrigo Fonseca Costa. “Querido amigo Rodrigo! Desejo que a sua jornada que hoje se inicia à frente do Ministério Público de Mato Grosso seja abençoada. Sua liderança, capacidade de articular, competência e generosidade são qualidades que permitem a todos perceber que está pronto para o enorme desafio que se abre à sua frente”.

 

O presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG), Georges Seigneur, pontuou que este é um momento de renovação para o MPMT. “O Ministério Público é parte integrante da sociedade, conforme estabeleceu o constituinte, e tem como missão a defesa dos interesses difusos e coletivos, da ordem democrática e a proteção à vítima. Acredito que essa renovação tem muito a contribuir para o fortalecimento da instituição”, defendeu o procurador, reforçando ser uma honra participar da cerimônia.


O governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes, defendeu a continuidade da parceria que tem marcado a relação entre a instituição ministerial e o poder executivo estadual. “Os desafios deste país são tão grandes que não basta que nós façamos apenas aquilo que é a nossa obrigação. Vamos fazer um pouco mais. É por isso, doutor Rodrigo, que eu desejo, além de uma profícua gestão, que o Ministério Público, como sempre foi, seja parceiro do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, um estado que nos últimos anos se destaca, que se descola um pouco da realidade do país”, afirmou.

 

Mauro Mendes acrescentou: “Contem com o Poder Executivo do Estado de Mato Grosso. Contem com a nossa lealdade, com as parcerias, com as boas relações que sempre cultivamos nesses seis anos que eu tenho a honra de estar aqui diante dos senhores (como governador). Desejo que o Ministério Público seja cada vez mais essa instituição importante prevista na Constituição brasileira e continue cumprindo seu papel. E que possamos fazer juntos muito mais”.


O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Zuquim Nogueira, acentuou que a missão do MPMT transcende o aspecto jurídico, pois se volta à defesa intransigente do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, garantindo à população a segurança de que seus direitos serão preservados e promovidos.  

 

“Com minha mais espontânea estima, parabenizo-o por essa conquista e expresso meus sinceros votos para que sua gestão seja iluminada pelo mesmo espírito de compromisso e inovação que têm fortalecido esta casa ao longo de tantos anos. Sua juventude, talento e dedicação são garantias de que o trabalho desenvolvido até aqui, não apenas terá continuidade, mas será ampliado e aprimorado, impulsionando o Ministério Público a novos patamares de resolutividade e transformação social”, assinalou.

 

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi, frisou que a trajetória do novo PGJ ao longo dos últimos 20 anos no Ministério Público de Mato Grosso é um reflexo do comprometimento, da seriedade e do zelo com que sempre conduziu as suas funções. “Como procurador-geral de Justiça, a sua liderança será crucial na construção de um Mato Grosso mais justo e seguro para todos, e o senhor estará, sem dúvida, à frente de um dos maiores desafios de nossa sociedade: o combate ao crime organizado e à promoção da justiça em todas as suas formas”, anunciou.

 

Mesa de honra – Além dos integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça e das autoridades acima, também compuseram o dispositivo de honra na solenidade o senador por Mato Grosso, Jayme Campos, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, a conselheira do CNMP Cíntia Bruneta, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, a defensora pública-geral, Maria Luziane Ribeiro de Castro, o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, o procurador-geral do Estado, Francisco de Assis da Silva Lopes, o deputado federal Coronel Assis, a vereadora Samantha Iris e o presidente da Associação Mato-Grossense do Ministério Público (AMMP), Mauro Benedito Pouso Curvo, que representou o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Tarcísio Bonfim.
 

Fotos: Chico Ferreira e MPMT. 

Acesse o canal do MPMT no WhatsApp!

Galeria de imagens
Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo