Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

GAZETA

Evento leva serviços e lazer

segunda-feira, 06 de maio de 2019, 15h53

ELAYNE MENDES
DA REDAÇÃO

Moradores do São Francisco, na região do Coxipó, em Cuiabá, puderam desfrutar dos serviços sociais e shows oferecidos pelo projeto Viva o Seu Bairro, do Grupo Gazeta de Comunicação, neste sábado (4). O evento aconteceu no campo de futebol e reuniu de crianças a idosos. Líder comunitário, Diego Henrique da Silva, agradeceu em nome da população, frisando que o evento era muito aguardado é a primeira vez que o VSB acontece no bairro, que tem 83 anos de fundação. Desde às 16h, todas as 14 tendas de serviços sociais oferecidos esgotaram as senhas ofertadas e usuários que receberam atendimento não economizaram elogios. Um dos parceiros mais antigos do Grupo Gazeta de Comunicação, Galvan Escola de moradores. “É uma ótima oportunidade. A gente economiza no pagamento do corte e ainda sai mais bonito”, fala Ivan Soares Neto, 58, morador do bairro há 38 anos.

Os que compareceram ainda puderam fazer exames de vista e triagem para consulta oftalmológica com o Lojão dos Óculos. Para o bem estar do corpo e mente, colaboradores da Graça Reikei fizeram massoterapia e terapia corporal em inúmeras pessoas. O Sindicato dos Terapeutas de Mato Grosso ofereceu terapias alternativas. Já o Sesc levou informações sobre a saúde da mulher e proporcionou diversas oficinas culturais. Instituições de segurança também marcaram presença. O Exercício Brasileiro expôs material de emprego militar e interagiu com crianças, por meio dos displays de foto. Já no stand da Polícia Civil a população pôde conhecer mais sobre projetos desenvolvidos pelo órgão como “De bem com a vida”, “De cara limpa contra as drogas” e “Rede
digital pela paz”.

No posto da Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT), os moradores obtiveram declaração para conseguir gratuidade na emissão da segunda via de RG, além de orientação jurídica. Na tenda da Secretaria Estadual de Assistência Social (Setas) foi possível obter segunda via de certidões e fazer plastificação. Maria Aparecida Novaes, 33, aguardava para consultar seu CPF e ter orientações para negociação de débitos, no stand da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). “Há muito tempo queria fazer esse trâmite, pois preciso limpar meu nome para tentar financiar minha casa própria. Mas, moro muito distante do centro e me faltava tempo. Graças ao Grupo Gazeta agora posso resolver essa pendência financeira”. Parceiro novo do VSB, Ministério Público Estadual (MPE) se pôs à disposição da sociedade para receber denúncias e obter informações.

“Recebemos casos que afetem a população do bairro de forma coletiva, como carência no transporte público, falta de vagas em escolas e saúde. Porém, há casos individuais que também damos atenção, como de violência contra criança, mulher, deficiente e idoso”, explica a procuradora de Justiça e ouvidora Geral do MPE, Rosana Marra. A representante do órgão ainda ressalta que há uma aproximação com o líder comunitário para tratativas de problemas antigos, reivindicados pelos moradores. Viva o seu Bairro também é educação, prova disso é a parceria com a Universidade de Cuiabá (Unic) que nesta edição do evento, levou informações sobre o curso de Biologia. Ainda nesta área, servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Cuiabá, expuseram à população quais os cursos técnicos oferecidos pela unidade e como poderiam se candidatar às vagas.

Festa Às 18h30, DJ Adão deu espaço no palco para a animação do Grupo de recreação Coyote Show, que fez a alegria da criançada e também dos pais. Em seguida, cantores puderam apresentar seu talento e sair do anonimato no quadro “Solte a voz”. Para abrir os shows da noite, a banda “Os Federais”, natural de Nossa Senhora do Livramento (42 km ao sul de Cuiabá) e que tem 14 anos de fundação, tocou. O São Francisco tem 83 anos de fundação e recebe pela primeira vez o projeto do Grupo Gazeta de Comunicação melhor do lambadão e fez o público levantar poeira. “Para nós é sempre uma enorme satisfação cantar no Viva o Seu Bairro, pois é o único evento no Estado que abre espaço e valoriza os artistas locais. Este ano queremos fortalecer ainda mais essa parceria”, fala o vocalista e guitarrista da banda, Júnior Moreno.

Na plateia, Edna Moreira da Paz, 42, dançava animada com os filhos e sobrinhos. Ela elogiou a iniciativa do Grupo Gazeta de Comunicação, salientando que na região faltam opções de lazer e cultura. “Nós não temos espaços adequados para nos divertir com a família. O Viva o seu Bairro oportuniza serviços e alegria à sociedade que mais carece”. Dando sequência ao ritmo cuiabano, a platéia pode curtir o show da Banda Rasqueia, que ainda fez um mix de outros estilos musicais, para agradar a todos os gostos. A parte de entretenimento também contou com shows sertanejos de Luiza Nogueira e a dupla Maestro e Marechal e apresentação do Grupo Siriri Coração Tradição Franciscana e Capoeira Vip.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo