Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

GAZETA

Irregularidades são apresentadas

terça-feira, 12 de junho de 2018, 10h27

DA REDAÇÃO

Inúmeras irregularidades e deficiências na prestação de serviços foram apontadas pelo Ministério Público em 22 unidades básicas de saúde de Cuiabá. Os locais que ainda não haviam sido objeto de nenhum tipo de intervenção por parte do MPE, foram vistoriados e os resultados apresentados em audiência pública. Durante as visitas, que tiveram início em fevereiro, problemas como falta de medicamentos, medicamentos vencidos ou prestes a vencer, ausência de rotina e padronização das farmácias, ar-condicionado quebrado, falta de insumos básicos, além da falta de materiais impressos, como de receituário, foram encontrados.

A maioria das unidades encontrava-se em reforma, sendo que muitas delas com as obras paradas ou com atraso. As inspeções realizadas têm como base resolução expedida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que recomendou visitas pessoais de promotores de Justiça e equipe de apoio às unidades básicas de saúde onde são desenvolvidas ações do Programa de Saúde da Família, para elaboração de relatórios que servirão para orientar a atuação do MPE nos próximos anos.

“A Promotoria de Saúde de Cuiabá foi ativamente atrás das unidades onde não havia nenhuma informação, porque as pessoas não sabem muitas vezes como reclamar. Não é porque não tem reclamação que não tem problema, aliás, várias delas têm diversos problemas, e graves”, explica o promotor de Justiça Alexandre Guedes. De acordo com ele, o objetivo da audiência pública, além de divulgar os problemas encontrados, é de relatar os fatos ao próprio gestor e colaborar para que sejam tomadas as providências para solucionar as demandas.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo